A fabricante automóvel inspirou-se numa tempestade súbita que aparece nos mares da Croácia para dar o nome Nevera ao seu novo hipercarro elétrico. Este modelo é a evolução do protótipo C_Two apresentado há alguns anos e que chega agora às linhas de produção.
O Nevera tem 1914 cavalos e conta com uma bateria de 120 kWh para alimentar os quatro motores elétricos, assegurando uma autonomia de 550 quilómetros em ciclo WLTP. O tempo de recarga, com recurso ao sistema de 500 kW, é de 19 minutos para se ‘encher’ 80% da bateria.
Em termos de desempenho, este modelo consegue ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 1,8 segundos e continuar a acelerar até aos 300 km/h em apenas 9,3 segundos. A bordo, a funcionalidade Driver Coach usa Inteligência Artificial para tirar partido das 13 câmaras, 12 sensores ultrassónicos e seis radares. O Coach só deve estar disponível em 2022 para ajudar o condutor a desfrutar melhor de pistas de corrida selecionadas, explica o Engadget.
Os sistemas de controlo de tração e estabilidade tradicionais são substituídos neste modelo pelo R-AWTV-2, o Rimac All-Wheel Torque Vectoring 2, que assegura que o carro pode fazer drift, mas tem um máximo de aderência às quatro rodas quando necessário.
Há três ecrãs principais e uma app móvel que regista o desempenho na estrada, embora a Rimac tenha tentando manter também alguns dos botões e manípulos mais comuns nos carros, nomeadamente para abrir janelas ou alterar o modo de condução.
O Nevera vai custar dois milhões de euros e só serão produzidas 150 unidades que se estima que sejam reservadas rapidamente.