Herbert Diess explica que “a indústria automóvel não é um setor tecnológico típico que se possa tomar posse com um único movimento (…) A Apple não vai consegui-lo de um dia para o outro”. As declarações do CEO da Volkswagen, publicadas pelo jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, revelam que o executivo não está preocupado com os crescentes rumores de que a Apple possa estar a preparar a sua entrada no segmento, com um automóvel elétrico autónomo e através de eventuais parcerias com outros fabricantes. Em dezembro, os rumores ganharam nova força, com a Reuters a avançar que a Apple estaria pronta a lançar um automóvel com estas características em 2024.
A Volkswagen quer ser uma força dominante neste mercado e anunciou ter vendido 231600 veículos a bateria durante o ano de 2020. Estes volumes representam um aumento de 214% face ao ano anterior, embora ainda sejam menos de metade do que os que foram registados pela Tesla.
A Apple não teceu quaisquer comentários oficiais sobre a sua estratégia para este segmento, mas sabe-se que fez sondagens iniciais com o Hyundai Motor Group e que essas negociações estão em suspenso para já.