O ID.3 da Volkswagen está a ser apresentado oficialmente no Encontro Nacional de Veículos Elétricos este fim de semana e vai estar disponível em Portugal como série limitada First, com preços a começar nos 38 mil euros, sem despesas administrativas ou de transporte. O comunicado de imprensa descreve que estamos perante um Golf por fora, com o espaço interior de um Passat, devido ao conceito Open Space na parte de dentro. Este é também o primeiro Volkswagen baseado na recém-desenvolvida plataforma modular elétrica (MEB).
Este modelo tem uma bateria de 58 kWh, que alimenta um motor elétrico no eixo traseiro, com 150 kW de potência (204 cv) e um binário máximo de 310 Nm. A autonomia varia entre os 300 e os 420 quilómetros. O ID.3 permite carregamentos AC de 11 kW e DC de 100 kW, integra capacidade de carregamento rápido, com uma potência de carga de 100 kW é possível recarregar em apenas 30 minutos bateria suficiente para uma autónima WLTP de 290 quilómetros.
A edição First vai estar disponível com apenas 80 unidades e em três versões (ID.3 First, equipamento base), ID.3 First Plus (equipamento orientado para o design) e ID.3 First Max (orientado para tecnologia). Todos têm garantia de oito anos ou 160000 quilómetros para as baterias.
Entre os equipamentos disponíveis, há ar condicionado de duas zonas, controlo de voz, Car2X, volante multifunções aquecido, bancos aquecidos, sistema de navegação Discover Pro, sensor de chuva, cruise control adaptativo e App Connect Wireless (no final do ano).
No que toca ao detalhe por cada versão:
ID.3 First – Jantes de 18 polegadas “East Derry”; luz ambiente 10 cores; consola central com compartimento de arrumação; painéis das portas com acabamento em tecido.
ID.3 First Plus – Jantes de 19 polegadas “Andoya”; luz ambiente 30 cores; consola central com compartimento de arrumação iluminado e cobertura deslizante; painéis das portas com acabamento em pele sintética; câmara traseira; LED Matrix; faixa de LED iluminada entre faróis; iluminação de puxadores das portas.
ID.3 First Max – Jantes de 20 polegadas “Sanya”; head-up display (realidade aumentada); teto panorâmico; compartimento para mala de viagens na bagageira; interface para carregamento de telemóvel por indução; ajuste lombar pneumático com função de massagem; Travel Assist + Lane Assist + Lane Keeping System + Emergency Assist.
Este modelo faz parte da estratégia central da Volkswagen de oferecer veículos elétricos em todos os principais segmentos até 2022, com a marca a pretender tornar-se líder mundial no mercado da mobilidade elétrica nos próximos anos. Para esse objetivo, há um investimento de 33 mil milhões de euros para todas as marcas do Grupo até 2024, dos quais 11 mil milhões são para a Volkswagen, que estima produzir 1,5 milhões de carros elétricos em 2025.
O ID.3 vai estar disponível em quatro cores: branco, verde e dois tons de cinza.