A Tesla vai anunciar novidades no que diz respeito às baterias no evento “Battery Day” agendado para o final deste mês. Esta é a única informação verdadeiramente confirmada pela marca de Elon Musk. As expetativas são altas, já que o CEO da Tesla já deu várias dicas, incluindo em declarações aos investidores, que apontam para novidades importantes.
Uma das novidades deverá ser a já famosa bateria capaz de aguentar um milhão de milhas, ou seja, mais de um milhão e meio de quilómetros. Uma promessa feita por Musk em abril, que foi posteriormente confirmada com uma investigação publicada por um grupo de cientistas que têm um acordo de exclusividade com a Tesla. O documento publicado indica que a nova tecnologia deverá ser capaz de “alimentar um carro por mais de milhão de milhas” e que a degradação durante a vida da bateria deverá ser inferior a 10%. A comprovar-se, será uma evolução significativa relativamente às baterias atuais.
De acordo com a Reuters, a Tesla vai ser anunciar uma outra evolução importante: um novo método de produção capaz de reduzir significativamente o custo das baterias. De tal modo que os carros da Tesla poderão vir a ter um custo de produção inferior aos carros com motor de combustão equivalentes. As novas baterias deverão começar por ser utilizadas nos Tesla Model 3 produzidos na China. As células deverão ser fornecidas pelo fabricante chinês CATL, que terá desenvolvido uma nova tecnologia de produção que permite simplificar o processo de fabrico, bem como produzir baterias mais leves e com menos percentagem de cobalto, o material mais caro usado na produção de células.