A data é redonda e merece ser assinalada. Nesta terça, 13, o Teatro Nacional D. Maria II (TNDM II), em Lisboa, celebra 175 anos com uma programação online e gratuita, em parceria com a RTP. Entre os dias 13 e 18, na plataforma RTP Palco, será possível assistir a espetáculos e aceder a vários conteúdos do Arquivo RTP, alusivos à história e memória do teatro inaugurado a 13 de abril de 1846, durante as comemorações do 27º aniversário da rainha D. Maria II (1819-1853).
Antes, no Instagram do Teatro, já nesta terça, 13, às 17 horas, haverá uma sessão especial do Clube dos Poetas Vivos. Conduzida por Teresa Coutinho, a sessão tem por tema A história de como a poesia foi parar ao D. Maria II para falar de poetas que, de variadas formas, fizeram a história deste lugar – escrevendo peças, fazendo traduções, cenografia e exposições. De Camões a Almeida Garrett, passando por Almada Negreiros, Ana Hatherly, Regina Guimarães e Miguel Manso, todos eles serão lembrados neste encontro online do clube de leitura, a par das suas obras e contributos para o crescimento do Teatro.
Na RTP Palco, são dois os espetáculos disponíveis. A Origem das Espécies, criado e interpretado por Carla Maciel, Crista Alfaiate, Marco Paiva e Paula Diogo, para o público infantil. Nesta peça, responde-se a questões como “porque estamos aqui?”, “porque existimos?” ou “como surgiu toda a complexidade das espécies?” através da história de vida de Charles Darwin e das suas viagens. Cláudia Belchior, Presidente do Conselho de Administração do TNDM II, explica à VISÃO que a escolha desta peça para celebrar os 175 anos do Teatro passou por “valorizar o público juvenil e, com ele, a primeira peça que se estreou, em 2016, na Sala Garrett, a si dedicada.” O espetáculo fez também parte da Rede EUNICE, um projeto pensado para fazer chegar o teatro a locais onde a oferta é ocasional ou irregular, através de teatros municipais.
Também disponível vai estar Última Hora, com texto original de Rui Cardoso Martins e encenação de Gonçalo Amorim, que, em 2020, juntou José Neves, Maria Rueff, Miguel Guilherme e outros dez atores em palco. Nesta comédia, conta-se a história de um jornal que vive ameaçado pela partilha grátis de conteúdos, a fuga de publicidade e dos seus leitores para as plataformas sociais, e pelas fake news. O espetáculo foi o último a ser apresentado em palco, antes do primeiro confinamento. “Tem um texto de um brilhantismo e de uma atualidade terrível”, continua Cláudia Belchior.
Recordar o ator Varela Silva, o encenador Carlos Avilez, o cenógrafo José Manuel Castanheira e as atrizes Palmira Bastos e Rey Colaço; ver uma reportagem dos 132 anos do Teatro, de 1978, ou um documentário de 1971 sobre a reconstrução do TNDM II, um ano após o grande incêndio que o destruiu, são algumas das propostas do Arquivo RTP para os proximos dias. “Esta é realmente a cereja no topo do bolo porque nos faz compreender a importância da reconstrução do teatro e aquela que era a vida dos atores, dentro e fora do palco”, sublinha a Presidente do Conselho de Administração do TNDM II.
175º Aniversário Teatro Nacional D. Maria II > 13-18 abr > rtp.pt/play/palco > Clube dos Poetas Vivos > 13 abr, ter 17h > instagram.com/tndmii > grátis