Pelo terceiro ano consecutivo, Coimbra acolhe o Prémio Estação Imagem e as exposições que dão corpo e alma ao único concurso na Peninsula Ibérica dedicado ao fotojornalismo. A edição deste ano inaugura neste domingo, 5, com oito exposições em vários locais da cidade, todas de entrada gratuita.
Um dos destaques é a mostra SOS Clima, na Sala da Cidade, sobre os efeitos das alterações climáticas através de uma seleção de imagens, cedidas por cinco agências noticiosas internacionais: Agence France-Press, The Associated Press, European Pressphoto Agency, Getty Images e Reuters.
Até 27 de setembro, pode ver-se trabalhos de vários fotojornalistas. Em “Na Terra”, a portuguesa Ana Brígida, vencedora da Bolsa Estação Imagem 2019, revela o projeto de reflorestação Revive o Vale, na Benfeita, em Portugal. Do irlandês Ivor Prickett mostra-se o seu trabalho mais recente, focado no combate ao Estado Islâmico no Iraque e na Síria, publicado em exclusivo no The New York Times. Já o brasileiro Felipe Dana documentou, numa série de imagens, os recentes protestos de rua contra o governo chinês em Hong Kong.
Coimbra recebe ainda a exposição Guardiões da Vida Selvagem, de Brent Stirton; A Caravana, de Guillermo Arias, sobre as migrações da América Central para os Estados Unidos; Rusgas às Favelas, de Patrick Chauvel, o mais antigo repórter de guerra em exercício, que preside ao júri do Prémio Estação Imagem deste ano; e ainda Chamam-nos Para Casa, um olhar de Sarah Blesener sobre a militarização de jovens nos Estados Unidos e na Rússia.
Entre 13 e 17 de julho, haverá aulas abertas na plataforma Zoom. Entre os convidados está Francis Kohn, ex-director de fotografia da Agência France-Presse, que falará sobre o poder da fotografia na indústria da comunicação social (15 jul, 10h-12h30).
A contar Histórias do Fotojornalismo vão estar o fotógrafo sul-africano Brent Stirton, correspondente sénior da Getty Images e fellow da National Geographic Society, e o português João Silva, fotógrafo do The New York Times desde 2000 (14 jul, 15h-16h30, e 17 jul, 10h-12h30, respetivamente). A cobertura de conflitos e eventos internacionais será o tema do encontro com Felipe Dana, fotojornalista brasileiro da agência The Associated Press (16 jul, 10h-12h30).
A data e o local para o anúncio e entrega dos prémios deste ano ainda não estão definidos. Serão “oportunamente anunciados, em função da evolução das orientações das autoridades de saúde”, explica a organização.
Prémio Estação Imagem 2020 > vários locais, Coimbra > 5 jul-27 set > grátis