Uma festa de todos e para todos. Na iniciativa Inaugurações Simultâneas, desta vez, são 15 as galerias envolvidas. O Bairro das Artes, no Porto, ganha assim outro colorido, outro movimento. Este sábado, 12, não estranhe ser surpreendido por um performer, que tudo fará para o ver sorrir, ou cruzar-se com grupos de pessoas, à conversa e de copo na mão. Mas só a partir das 16 horas.
Uma vez em cada dois meses, as galerias abrem a novas propostas artísticas, em simultâneo. Na Davinci art gallery, encontram-se as aventuras, os encontros, as descobertas e as experiências vividas por Hazul no último ano. Nesta Epopeia, há pinturas sobre tela, papel, madeira e cartão. Na Galeria Fernando Santos, Pedro Calapez é o artista de Configurações, uma série de pinturas recentes composta por painéis onde Calapez explora a ideia de espaço, como as formas e as cores o ocupam. Na Galeria Cruzes Canhoto, pode ver-se a exposição Lagarto!, Lagarto! Lagarto!, de Rosa, Júlia e António Ramalho, da qual se excluíram santos, presépios e figuras do quotidiano, para optar por figuras de seres estranhos, grotescos e atravessados.
A pensar nos mais pequenos, o mercado Mini Porto Belo, feito por e para crianças, junta-se à festa e apresenta uma edição especial na zona pedonal da Miguel Bombarda, do lado da Rua de Cedofeita (das 13 e 30 às 18h). Nas míni bancas encontram-se brinquedos, jogos, roupas e livros, para além de algumas criações originais. No sentido oposto, junto à Rua da Boa Hora, a Chapa Azul e a Cooperativa Árvore organizam um workshop de técnicas de impressão.
No sexto e último ciclo de novas exposições, voltam a cruzar-se obras contemporâneas, com o programa de arte urbana do Porto. A Rua Miguel Bombarda será ponto de partida de visitas guiadas ao Mural da Restauração, a bordo de tuk-tuks, e ponto de encontro do Instameet, um desafio dirigido a fotógrafos, amadores e profissionais, para captarem novos ângulos da arte urbana na cidade.