Liv Hill pensava que o mais difícil numa série de época seriam as falas, mas rapidamente mudou de ideias. “Os diálogos, escritos de forma tão contemporânea, são semelhantes à atualidade. Já o guarda-roupa, que me ajudou a interpretar a personagem de forma mais poderosa, é sufocante e desconfortável”, conta a atriz à VISÃO.
Em The Serpent Queen, a jovem britânica, de 22 anos, dá corpo a Catarina de Médicis na adolescência, preparando o espectador para uma rainha adulta, majestosa e implacável, protagonizada por Samantha Morton.
Aos 14 anos, Catarina de Médicis, descendente órfã da família mais odiada da Europa, é oferecida em casamento pelo tio, o Papa Clemente (Charles Dance), ao segundo filho do rei de França, garantindo assim uma aliança geopolítica e um bom dote. Mas acontece o pior: ela enamora-se. Por tantos a acharem feia e pouco polida, Catarina mune-se de inteligência e de humor para conseguir sobreviver num ambiente hostil, “dominado por homens, brutal e imperdoável”.
Liv Hill encontrou semelhanças entre os valores do século XVI e os de hoje: “A beleza como moeda de troca, especialmente no meio da representação. O sucesso é muitas vezes ligado a quão bonito se é, e Catarina representa as mulheres comuns.”
Neste drama de época, baseado no livro Catarina de Médicis: Rainha Renascentista de França, de Leonie Frieda, adaptado para televisão por Justin Haythe (Revolutionary Road), a contemporaneidade chega através das canções de Patti Smith e de PJ Harvey, mas também dos protagonistas, de cada vez que estes falam para a câmara, fixando o olhar no espectador (o chamado “quebrar a quarta parede”). Um grande pormenor, que deu muito gozo a Liv Hill: “Olhava para a audiência como se fosse para um amigo, como se estivesse a esticar a mão e a convidá-lo para me acompanhar. Como Catarina não consegue ter um dia de sorte, para ela era um alívio olhar para a câmara e falar com o público, uma espécie de lufada de ar fresco.”
The Serpent Queen > Estreia 5 jun, seg 22h10 > TVCine Emotion > 8 episódios, um novo a cada segunda