Já muita tinta correu sobre a mais recente passagem de Gordon Ramsay pelo nosso país. Mas só agora – na estreia da terceira temporada de Uncharted, em simultâneo, nos canais National Geographic e 24Kitchen, nesta sexta, 15 – os espectadores vão ver o que afinal gerou tanta polémica, logo no primeiro episódio. No verão de 2020, o chefe britânico de 54 anos jantou meia garoupa e amêijoas na Esplanada Furnas, na Ericeira e foi à pesca da sardinha no mar da Nazaré. Depois, ao publicar nas redes sociais o vídeo do “pequeno-almoço português perfeito” estragou tudo.
No Alentejo, numa quinta de criação de porco preto, Gordon Ramsay cozinhou esta carne saborosa, salteou cebola, pimentos e cogumelos e estrelou ovos com manteiga. Juntou tudo no mesmo prato e chamou-lhe pequeno-almoço. Meia de leite e torradas nem vê-las. Mas quando preparou uma bifana, a indignação dos portugueses não abrandou. Além da carne de porco, Ramsay juntou queijo, presunto, pimentos e salada dentro do pão. Ainda teve oportunidade de cozinhar com o chefe Kiko Martins uma refeição servida ao presidente da Câmara da Nazaré e de visitar vinhas na região de Colares.
Depois de Portugal, os restantes episódios seguem viagem até à Croácia, México, Texas, Maine, Porto Rico, Islândia e Smoky Mountains, nos EUA, onde continua a explorar os costumes gastronómicos de cada lugar ou a sua interpretação deles.
Gordon Ramsay: Uncharted > National Geographic e 24Kitchen > Estreia 15 out, sex 22h10 > emissão às sextas