A partir desta quarta, 24, e até sábado, 27, a segunda edição do Open Conventos abre as portas de 32 conventos, em Lisboa, para mostrar o seu vasto e valioso património. Dos mais conhecidos aos mais curiosos, passando por conventos que costumam estar encerrados ao público, não faltam sugestões.
O programa inclui visitas livres e guiadas (mínimo 10 participantes, máximo de 30) gratuitas, itinerários, sessões de cinema, conversas e um concerto de encerramento na Igreja do Convento São Pedro de Alcântara. A iniciativa é da Santa Casa da Mericórdia de Lisboa, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e o programa QuoVadis do Patricarcado de Lisboa.
Um dos destaques desta edição (na primeira edição, em 2019, aderiram mais de 3 000 pessoas) será a visita ao Convento de São Francisco, da Ordem dos Frades Menores, fundado em 1217, e ocupado pela Faculdade de Belas Artes e pelo Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado. Nesta visita, vai ser possível vistar a sua cobertura, bem como a cisterna, “uma das coisas mais maravilhosas de Lisboa”, diz Hélia Silva, arquiteta do Núcleo de Estudos do Património da Câmara Municipal de Lisboa.
Também o Convento de Nossa Senhora Graça, no bairro da Graça, merece uma visita prolongada para conhecer a Sala do Capítulo, a sacristia, o segundo claustro, a Portaria, entre outros recantos. Já da torre sineira, descreve Hélia Silva, “consegue-se ter uma vista surpreendente, desde a entrada do Tejo ao mar da Palha.”
Vale um desvio a Belém até ao Convento de Nossa Senhora do Bom Sucesso, construído em 1639 com o intuito de acolher cinquenta religiosas irlandesas fugidas à perseguição anticatólica movida em Inglaterra pelos protestantes. “Trata-se de um local desconhecido pela maioria dos lisboetas”, revela Hélia Silva. Os participantes vão ficar a conhecer o coro alto e coro baixo, refeitório, igreja e claustro. Atualmente, neste convento, que fica a dois passos do Centro Cultural de Belém, funciona o Colégio Bom Sucesso.
Em Lisboa, existem atualmente cerca de 60 edifícios que foram casas religiosas, dos quais agora 32 estão de portas abertas a itinerários, visitas livres e orientadas, explica a arquiteta.
Entre estes, está o mais antigo de Lisboa – o Convento de Madre de Deus, que é casa do Museu Nacional do Azulejo – e o mais recente – o Convento de São Domingos, no Alto dos Moinhos, que continua a ser habitado por padres. “Se não fosse esta iniciativa, este local não poderia ser visitado”, reforça Hélia Silva. Também a Basílica da Estrela é um dos últimos conventos a ser construído na cidade, já em finais de XVIII.
Esta é também uma oportunidade rara de visitar o Palácio Convento das Necessidades, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que por questões de segurança raramente pode ser visitado.
Os 14 itinerários foram pensados na lógica da obra Peregrinações em Lisboa, de Norberto de Araújo. “São percursos sobre a cidade e as antigas casas religiosas, vamos entrando e conhecendo pormenores da sua história e do património que integram”, resume Hélia Silva.
“As pessoas não protegem aquilo que não conhecem, a iniciativa Open Conventos dá a conhecer o património fabuloso que a cidade tem. A ideia é que os visitantes conheçam a cidade onde vivem, vão aos sítios e olhem para as coisas. Até podem escolher os conventos que querem conhecer em visita livre (são cerca de 15), dependendo do horário que der mais jeito”, continua, deixando algumas sugestões: “vale a pena visitar a Basílica da Estrela, o Mosteiro do Santíssimo Sacramento, o Convento das Bernardas / Museu da Marioneta ou o Convento do Carmo.”
Open Conventos > Lisboa > entrada grátis, à exceção do Mosteiro de São Vicente de Fora (€2,50-€3,50) > Marcações pelo T. 21 324 0869 (visitas livres não necessitam de inscrição) > Convento do Espírito Santo da Pedreira (a visita é apenas ao exterior) e Convento de São Domingos de Lisboa (só se visita a igreja) > programação completa em quovadislisboa.com
Agenda
24 mai, qua 18h Sessão de cinema “A Missão”, na Sala de Extrações da Lotaria Nacional da Santa Casa da Misericódia de Lisboa
25 mai, qui 15h-18h Conversa Aberta Conventos e habitação Com Pedro Pinto (arquiteto, ISCTE), António Tudella (arquiteto), José Miguel Silva (arquiteto, FAUL), Convento das Bernardas
26-27 mai, sex-sáb 10h, 15h Itinerários
Conventos de Madragoa Guiado por Hélia Sila e Tiago Borges Lourenço, por Convento do Santo Crucifixo de Lisboa (Jardim das Francesinhas), Convento de Santa Brígida (ISEG), Mosteiro de Nossa Senhora da Nazaré de Lisboa (Convento das Bernardas | Museu da Marioneta), Convento de Nossa Senhora da Soledade (Convento das Trinas | Instituto Hidrográfico), Convento do Santo Crucifixo de Lisboa (Jardim das Francesinhas), Convento de Santa Brígida (ISEG), Mosteiro de Nossa Senhora da Nazaré de Lisboa (Convento das Bernardas | Museu da Marioneta), Convento de Nossa Senhora da Soledade (Convento das Trinas | Instituto Hidrográfico)
Conventos da Pampulha Guiado por Augusto Moutinho Borges, guiado por Augusto Moutinho Borges por Convento de São Francisco de Paula (Igreja de São Francisco de Paula), Convento de São João de Deus (Convento da Pampulha | Centro Clínico da GNR), Convento de Santo Alberto (Capela das Albertas | Museu Nacional de Arte Antiga), Convento de Nossa Senhora dos Remédios (Convento dos Marianos | Igreja Evangélica Lusitana)
Conventos Santo António Guiado por Pedro Teotónio Pereira pela Igreja de Santo António, Catedral de Lisboa, Igreja de São João da Praça, Mosteiro de São Vicente de Fora, Capela de Santo António do Vale
Companhia de Jesus (10h-15h) Guiado por P. António Trigueiros pela Casa do Noviciado da Cotovia, Casa Professa de São Roque, Colégio de Santo Antão-o-Novo, Colégio Santo Antão-o-Velho (Coleginho)
Do Campo das Cebolas ao Convento de Santos-o-Novo (Ponto de encontro em frente à Casa dos Bicos, 10h) Guiado por Guilherme Pereira
Conventos do Bairro Alto (10h, 15h) Guiado por Pedro Rocha, pela Casa Professa de São Roque, Convento de São Pedro de Alcântara, Convento de Nossa Senhora da Conceição dos Cardaes, Mosteiro do Santíssimo Sacramento
Conventos Hospitais (10h-15h) Guiado por Carlos Boavida pelo Convento de Santa Marta, Convento de Santo António dos Capuchos (Ponto de encontro na porta principal do Hospital)
Conventos da Luz (15h) Guiado por Augusto Moutinho Borges pelo Hospital de Nossa Senhora dos Prazeres (Colégio Militar), Igreja de Nossa Senhora da Luz e Convento de Santa Teresa de Jesus
28 mar, sáb 18h Concerto de Encerramento com o Coro Capela Nova Convento São Pedro de Alcântara