![carnide set20104.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/9551278carnide-set20104.jpg)
Artesanato, roupa, calçado, barraquinhas de comes e beber – há de tudo na Feira da Luz
É com o desfile da Marcha Popular de Carnide, às 19 horas, e ao som dos Oquestrada, duas horas e meia mais tarde, que inaugura este sábado, 27, a Feira da Luz, em Lisboa.
Até 25 de setembro, os cerca de 25 mil metros quadrados do Jardim da Luz, em Carnide, serão ocupados por mais de uma centena de stands, entre eles, o da Junta de Freguesia de Carnide, a organizadora da Feira da Luz. Ali, os visitantes serão convidados a dar o seu contributo acerca da Feira Popular que, em breve, será construída nesta zona. De resto, na Feira da Luz, também é possível “andar” na montanha russa, ainda que em versão virtual, bem como partilhar histórias do passado e deixar ideias para o futuro da Feira Popular.
Ao stand da junta aliam-se as habituais bancas de venda de artesanato, roupa e calçado. Outras tantas tasquinhas vão dedicar-se aos comes e bebes, onde não faltam as farturas e os churros, claro está. Os carrinhos de choque e os carroceis reforçam a animação.
![orquestrada.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/9551279orquestrada.jpg)
Os Oquestrada atual no primeiro dia de feira, sábado, 27
Perto, vê-se o palco por onde vão passar diversos músicos. Os Oquestrada dão início ao ciclo de concertos, atuando este sábado, 27, seguindo-se os Filhos da Madrugada – Tributo Zeca Afonso (dia 9) e Deixem o Pimba em Paz, com Manuela Azevedo e Bruno Nogueira (dia 17). Estes são apenas alguns concertos confirmados e que estão inseridos na programação do festival Lisboa na Rua (uma iniciativa que reúne dezenas de espetáculos grátis ao ar livre).
“Há três anos que a Junta de Freguesia de Carnide organiza a Feira da Luz que, por sua vez, se realiza há cerca de 500 anos. Renovámos a imagem e criámos uma nova dinâmica. Acrescentámos os concertos, que anteriormente não existiam. No fundo, começa a distinguir-se pela oferta cultural”, diz Fábio Sousa, presidente da junta de Freguesia de Carnide. Como se trata de uma feira devota de Nossa Senhora da Luz, serão celebradas missas de solenidade, na Igreja da Luz.
Para espreitar, haverá ainda mostras de artesanato, atuações de ranchos folclóricos e o documentário Carnide – Uma Visão de 360 graus, realizado por Vitor Bom Norte. As visitas guiadas ao centro histórico de Carnide, incluídas na programação da Feira da Luz, são uma boa forma de conhecer o património da freguesia, como o Convento de Santa Teresa de Jesus, o Teatro de Carnide, o Colégio Militar e a Igreja da luz. Acontecem no sábado, 10, às 10 horas, repetindo-se a 17 (os locais a visitar são diferentes nestas duas datas).
A feira só termina a 25 de setembro com a procissão em honra de Nossa Senhora da Luz, com saída da Igreja da Luz, às 16 horas, e passagem pela zona histórica. Segue-se o concerto com João Só às 21 e 30 e um espetáculo de fogo-de-artifício. “Apesar de não estarmos no centro de Lisboa, começam-se a ver muitos turistas por estes lados por na Feira da Luz”, nota Fábio Sousa.
Lista completa dos concertos, sempre às 21h30
27 ago, sáb: Oquestrada
2 set, sex: Abba Mia – Tributo a Abba
3 set, sáb: Saúl
4 set, dom: Magano
9 set, sex: Filhos da Madrugada – Tributo Zeca Afonso
10 set, sáb: Ricardo de Sá
16 set, sex: Segue-me à Capela
17 set, sáb: Deixem o Pimba em Paz
23 set, sex: Donna Maria
24 set, sáb: Sérgio Rossi
25 set, dom: João Só
Feira da Luz > Jardim da luz, Carnide, Lisboa > 27 ago-25 set > grátis