Os lábios grossos, os cabelos encaracolados e os tons de pele, do moreno claro ao negro, identificam bem as Loretas. As bonecas, lançadas no mercado em novembro passado, são a prova de que a diversidade no mundo dos brinquedos continua a ser um caminho a percorrer. As Loretas foram criadas à imagem de Luana, a filha mais velha de Sílvia Oliveira que, a certa altura, lhe pediu uma boneca. “Fomos a uma superfície comercial, mas, no meio de tanta oferta, ela disse-nos que não havia nenhuma parecida com ela.” “Embora já exista alguma oferta no comércio mais tradicional ou de nicho”, refere Sílvia, “há, de facto, essa falta de representatividade nas grandes superfícies”.
Junto aos fornecedores da sua marca de puericultura, a Mrs. Ertha, Sílvia Oliveira encontrou a solução e lançou quatro modelos de Loretas (€49,90): Frosten, Fallen, Shiny e Sweet – de pele mais escura e a mais vendida. Cada uma tem traços africanos diferentes e está associada a uma estação do ano, “porque o ambiente e a sustentabilidade também são temas importantes”. “Embora representem um determinado tipo de criança, estas bonecas foram feitas para todas. É importante que se passe esta mensagem”, sublinha. As Loretas vêm vestidas com um conjunto de roupa interior, um macacão e uma fita na cabeça, iguais ao que existe na linha de vestuário e acessórios da Mrs. Ertha. Têm também um puzzle associado e ainda um carrinho de passeio.
Além de chamarem à atenção para a importância da representatividade no mercado nos brinquedos, estas bonecas de 35 centímetros de altura têm um lado solidário: por cada cinco bonecas ou puzzles vendidos, é oferecida uma boneca à organização não governamental Helpo. E assim fazem mais crianças felizes.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2021/02/Loretas-49-1404x1080.jpg)
Loretas > À venda em mrsertha.com e várias lojas multimarcas