Depois de ter sido anunciada a decisão de atribuir a Portugal um Guia Michelin separado de Espanha, sabe-se agora que a primeira Gala Michelin Portugal 2024 acontecerá no dia 27 de fevereiro, no NAU Salgados Palace & Congress, em Albufeira, no Algarve. Não admira, nesta região contam-se oito restaurantes distinguidos com Estrela Michelin. A cerimónia contará, confirmou esta quarta-feira a organização, com Catarina Furtado como apresentadora.
Esta será a primeira vez que Portugal apresenta a sua própria seleção de Estrelas separada de Espanha. Por agora, ainda não se sabe se o Guia Michelin Portugal terá uma edição em papel ou se será somente digital.
“O crescimento culinário notável”, que contribui para “Portugal como destino europeu imperdível”, e os “chefes portugueses com propostas interessantes, com novas apresentações e texturas”, foram algumas das justificações apontadas por Mónica Rius, diretora de comunicação da Michelin Espanha Portugal.
No encontro com a imprensa nesta quarta, 20, no Myriad by Sana Hotel, no Parque das Nações, em Lisboa, a equipa responsável pela organização revelou mais alguns pormenores do que irá acontecer a 27 de fevereiro e até lá.
Todos os restaurantes presentes no Guia Michelin serão convidados: Estrelas, BibGourmand (relação preço qualidade, no valor de €45) e Recomendados. Neste dia, o jantar será coordenado pelo austríaco Dieter Koschina, chefe do Vila Joya (duas Estrelas Michelin), e por Rui Silvestre, à frente do Vistas (uma Estrela Michelin).
No dia 16 de janeiro, haverá um conferência onde será apresentada a equipa de chefes que vão cozinhar na noite da gala, nos showcookings. Já no dia 6 de fevereiro, no Algarve, está marcado um debate aberto a convidados e imprensa para debater a gastronomia no geral. Também a gala será transmitida por streaming em direto através da página do Guia Michelin e do canal de YouTube.
Portugal tem neste momento 164 restaurantes no Guia Michelin. Destes, há sete com duas Estrelas, 30 com uma Estrela, três com Estrela Verde, 37 Bib Gourmands (uma categoria atribuída a restaurantes com uma boa relação relação qualidade-preço, até ao valor de €45) e 90 que entram na categoria Recomendados.
Nas últimas semanas soube-se que um dos restaurantes portugueses com uma Estrela Michelin, o Eneko Lisboa, vai fechar portas no último dia deste ano.
O Guia Michelin está presente em 45 países, com inspetores de 15 nacionalidades, incluido portuguesa.