“Pato com laranja é claramente uma combinação testada e comprovada, mas adicionar molho de soja, mel e gengibre dá a este prato um toque asiático que refresca o clássico francês. Não se esqueça de dourar bem a pak choi antes de adicionar os ingredientes do molho – o travo amargo das orlas tostadas entra em maravilhoso contraponto com a doçura.” Gordon Ramsay
Ingredientes
4 pessoas
4 peitos de pato
4 couves pak choi, cortadas ao meio
250 ml de sumo de laranja
50 ml de molho de soja
1 pedaço de 2 cm de gengibre fresco, sem casca e ralado
50 g de manteiga
50 g mel líquido
1 c. de sopa de sementes de sésamo pretas e brancas
Sal marinho e pimenta-preta moída no momento
Arroz cozido, para servir
Preparação
1. Pré-aqueça o forno a 200 °C/180 °C com ventilação/gás 6 e coloque uma assadeira lá dentro a aquecer.
2. Com uma faca muito afiada, corte a pele dos peitos de pato em linhas diagonais, primeiro numa direção e depois na outra, para obter um padrão de diamante. Tempere bem com sal e pimenta.
3. Coloque os peitos de pato, com a pele para baixo, numa frigideira antiaderente e que possa ir ao forno. Coloque a frigideira em lume médio e deixe brasear durante 7 minutos, ou até que a gordura tenha derretido e a pele esteja crocante e dourada.
4. Vire os peitos de pato e coloque a frigideira no forno durante 3 a 4 minutos. Transfira o pato para um prato aquecido e deixe repousar durante 2 a 3 minutos.
5. Entretanto, coloque a frigideira outra vez no fogão e adicione as couves pak choi cortadas ao meio. Deixe
brasear durante 2 minutos, ou até começarem a ganhar cor; adicione o sumo de laranja, o molho de soja, o gengibre e a manteiga, e deixe levantar fervura. Junte o mel e deixe reduzir até o molho estar espesso.
6. Para servir, corte o pato em fatias oblíquas e coloque no prato a couve pak choi e um pouco de arroz cozido. Regue com o molho, polvilhe com as sementes de sésamo e sirva.
O novo livro de Gordon Ramsay, Comida rápida e deliciosa (Porto Editora, 256 págs., €24,90), inclui 100 pratos rápidos e fáceis de fazer, em 30 minutos. As receitas estão divididas em oito secções, das sopas e saladas às sobremesas. “Nunca faço concessões quando se trata do sabor, mas são muitos os truques que aprendi ao longo dos anos para poupar tempo enquanto cozinhamos. Neste livro, partilho esse conhecimento e a minha experiência para o ajudar a confecionar refeições incríveis num instante. Estas são as receitas a que recorro sempre que o tempo é curto”, diz o chefe britânico, distinguido com 16 Estrelas Michelin.