1. Descasque e corte 3 bananas em pedaços, ponha-as numa tigela e esmague-as com um garfo até obter um puré.
2. Noutra tigela, misture os ovos, o óleo de coco e o açúcar de coco; bata bem até que os ovos fiquem espumosos.
3. Junte o puré de banana e misture.
4. Peneire as farinhas e junte o fermento e a canela. Junte tudo na tigela do preparado anterior e mexa bem para evitar grumos.
5. Acrescente a baunilha, o sal e uma mão-cheia de frutos secos bem partidos; misture.
6. Prá-aqueça o forno a 180 °C. Enquanto isso, unte uma forma com óleo de coco ou azeite ou forre-a com papel vegetal. Verta a massa na forma procurando que fi que bem repartida.
7. Para decorar, descasque a banana que sobrou e corte-a em fatias longitudinais ou em rodelas e sobreponha; pode salpicar com frutos secos.
8. Cubra a forma com papel de alumínio e leve ao forno por 40-50 minutos. Verifique a cozedura com um palito, que deverá sair seco depois de o espetar no centro.
9. Quando retirar do forno, deixe arrefecer durante 10 minutos na forma e depois desenforme-o se utilizou papel vegetal, para evitar que fique húmido por baixo.
NOTA: Pode fazer a versão vegan substituindo os ovos por 2 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas com 6 colheres de sopa de água, embora assim não fique tão fofo.
“Pequeno-almoço de príncipe, almoço de barão, jantar de pobre”. Crescemos a ouvir dizer que o pequeno-almoço é a refeição mais importante e, no entanto, começamos o dia com uma taça de cereais, umas torradas apressadas ou um bolo seco e um galão. Para a nutricionista Martina Ferrer, começar melhor o dia é possível, é fácil e só faz bem. Assim surgiu o livro Comece Bem o Dia (Arte Plural Edições, 160 págs., €16,60), com mais de 60 receitas para um pequeno-almoço saudável: bebidas frias e quentes, iogurtes, pudins, pratos de ovos, pães, crepes e panquecas, bolos e muffins, patés, barras, granolas e papas de aveia. Todas com indicações específicas para alergias e intolerâncias.