É quinta-feira e o palco montado no Largo do Intendente ainda está vazio, mas, até ao final de julho, de sexta a domingo, vai estar ocupado com muita música. Para além dos concertos, haverá jogos, provas de bicicleta, uma exposição, mercado de trocas e muito mais.
Um Largo para a Cidade, assim se chama a programação lúdico-cultural da Câmara Municipal de Lisboa (CML) que, depois de concluídas as obras, quer dar a conhecer este espaço de cara lavada. A iniciativa está inserida no projeto de reabilitação urbana e social da Mouraria – do Largo do Caldas ao Largo do Intendente -, naquela que é “a maior reabilitação de um bairro”, explica João Meneses, coordenador do Gabinete de Apoio ao Bairro de Intervenção Prioritária (GABIP) Mouraria, e cujo início foi dado em abril do ano passado com a transferência do gabinete de António Costa, presidente da CML, para o Largo do Intendente.
Já este mês, têm início as Visitas Cantadas visitas guiadas gratuitas à Mouraria, feitas por desempregados do bairro, que receberam formação, e acompanhadas por fadistas. Um exemplo do programa de desenvolvimento comunitário que se está a fazer e que “tem em vista combater a exclusão, a pobreza, melhorar a qualidade de vida dos moradores e tornar a Mouraria mais cosmopolita e mais aberta à cidade”, diz João Meneses.
Em setembro será possível percorrer as ruas entre o Intendente e o Largo do Caldas, através de um circuito turístico -cultural composto por placas de sinalética que explicam a história do bairro. “Queremos atrair novos públicos, só assim podemos quebrar o ciclo”, conclui o coordenador.
A par da programação que este mês vai animando o largo e paredes meias com alguns resistentes como o Sport Clube do Intendente, a loja Viúva Lamego e a Casa de Ferragens, há muitas novidades. A funcionar está já o hostel do Largo Residências e, esta quinta-feira, 19, inaugura O das Joanas Café, de Joana Synek e Joana Vaz da Silva.
Em agosto, chega o Kit Garden de Joana Vasconcelos, uma peça de grande dimensão da artista, e, para setembro está marcada a abertura da Casa Independente, um projeto cultural e educativo.
INTENDENTE AO PORMENOR
LOJA VIÚVA LAMEGO – Nº 25
Em 1849 fundavam-se aqui as instalações fabris da Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego. Hoje é em Sintra que se continuam a fazer as faianças e os azulejos pintados à mão, mas a loja mantém as portas abertas desde essa época.
RESIDÊNCIA ERASMUS
Aberta há um ano, a entrada faz-se pela Avenida Almirante Reis. Os 66 quartos que durante o ano letivo albergam estudantes do programa Erasmus é um bed&breakfast durante o verão.
ANTIGO ARMAZÉM – Nº 13
A exposição Intendente(s), de Hélène Veiga Gomes, resulta de uma residência artística no Largo Residências e aborda o processo de reabilitação. Hélène entregou câmaras fotográficas a 13 residentes para que registassem a transformação do “seu” largo durante quatro meses. Entre imagens, objetos e palavras, o resultado deste trabalho conjunto está agora exposto neste antigo armazém. Até 28 Jul, Qui-Dom 16h-20h
LARGO RESIDÊNCIAS – Nº 19
Instalado num edifício propriedade dos herdeiros da Viúva Lamego, funciona como hostel e residência de artistas que queiram trabalhar sobre o território envolvente. Os quartos (cozinha e casa de banho partilhada, e quartos com casa de banho privativa) são a fonte de receita que sustenta a parte de criação artística. Em obras está a cafetaria, que nascerá na porta ao lado (n.º 16), a abrir em setembro, se tudo correr dentro do previsto. Também vai poder alugar bicicletas.
O DAS JOANAS CAFÉ – Nº 28
Joana Synek e Joana Vaz da Silva trabalham em produção de cinema, mas decidiram aventurar-se no mundo da restauração. E não tinham dúvidas de que era aqui que queriam abrir o seu espaço. “Porque esta é uma zona que está a renascer e porque nos atrai esta multiculturalidade”, conta Joana Synek. O fator multicultural não foi esquecido na hora de elaborar a ementa, que se serve no interior e na esplanada lá estão os laços chineses, as chamuças, a par de saladas, tostas, bolos caseiros, pequenos doces, sumos naturais, caipirinhas, entre outras sugestões. A inauguração aconteceu quinta-feira, 19, e foi acompanhada por uma exposição de uma outra Joana, de apelido Linda. T. 21 887 9401. Seg-Qui 9h-22h, Sex até às 2h, Sáb 10h-2h, Dom até às 20h
CASA INDEPENDENTE – Nº 45
Naquela que já foi a morada da Coletividade de Figueiró dos Vinhos, vai abrir a Casa Independente, do trio Joana Nóbrega, Inês Valdez e Patrícia Craveiro Lopes. “A ideia é que funcione como clube/ associação com uma programação regular que cruza a música e as artes visuais, conferências sobre ciência, e como espaço de trabalho para artistas”, explica-nos Joana Nóbrega. A interação com o bairro faz-se através, por exemplo, de workshops de gastronomia dirigidos a mulheres da comunidade envolvente, “de forma a ganharem autonomia e a criar o seu próprio trabalho”, e de um projeto-piloto educativo com atividades semanais para as crianças da escola do Castelo. A abertura está prevista para meados de setembro e inclui ainda uma cafetaria.
CASA DE FERRAGENS – Nº 43/44 Há 30 anos que a família de Abrahim Joosab, de origem indiana, atende a clientela
SPORT CLUB DO INTENDENTE – Nº 52
Fundado em 1933, as taças que enchem as prateleiras e vitrinas contam a história desportiva deste clube, que se mantém ativo. Além da formação desportiva de escalões jovens, organizam-se lançamentos de discos (como o álbum Lisboa Mulata, dos Dead Comb, no ano passado), a até festas e jantares, “pois só assim é possível sobreviver”, diz-nos Paulo Cunha, o responsável. O salão foi palco dos primeiros ensaios da Orquestra Todos, um grupo musical de 15 elementos, sob a batuta do maestro italiano Pino Peroquelli, e que reúne gente muito diferente quer pela sua nacionalidade quer pela experiência musical (do artista de rua ao músico profissional).
O QUE VAI ACONTECER
JULHO
- 27 Jul, Sex 22h Ainda Não é o Fim, pela Companhia de teatro O Bando
- Até 28 Jul, Exposição Intendente(s) Qui-Dom 16h-20h
- 28 Jul, Sáb 22h Camané
- 28 Jul, Sáb 24h Noite de DJ e VJ
- 29 Jul, Dom 10h-13h Experiências do Lugar Conjunto de atividades, tertúlias e performances para famílias
- 29 Jul, Dom 15h-19h Troca-te! Dos Pés à Cabeça Mercado de troca de roupa e acessórios, Bike Pop Jogos e atividade em bicicleta
- 29 Jul, Dom 17h Banda Sinfónica da PSP
AGOSTO
- KIT Garden, de Joana Vasconcelos
- 16 Ago, Qui 19h Big Band do Hot Club. O concerto inaugura o programa A Arte da Big Band que até 13 de setembro dá a conhecer o trabalho das principais orquestras de jazz portuguesas
SETEMBRO
- Abertura da Casa Independente Início do circuito turístico-cultural pela Mouraria
- 15 Set, Sáb 22h Projeção do filme Belarmino, de Fernando Lopes. Integrado no programa Fitas na Rua
- 15-16 Set, Sáb-Dom Festival Todos 4.ª ediçao do Festival da multiculturalidade promovido pela CM