Ter dedos de pessoas estranhas na nossa boca não parece ser muito agradável. Mas a verdade é que são muitas as celebridades que recorrem este tipo de massagens para tonificar o rosto, dando-lhe um aspeto mais rejuvenescido. A cantora Jennifer Lopez , a atriz Kristen Bell e a Duquesa de Sussex, Meghan Markle são apenas exemplos de celebridades e figuras públicas que são fãs e recorrem a esta técnica.
A Massagem de ‘Contorno Interno’ – Buccal Face Massage – é uma técnica na qual os músculos ao redor da boca e da mandíbula são trabalhados não apenas por fora, mas também por dentro. A técnica, criada pela especialista de rosto Nichola Joss, consiste em colocar pressão nos tecidos da região da gengiva e do maxilar, para melhorar o contorno facial e aliviar a tensão. A massagem é, assim, conhecida por oferecer uma alternativa não cirúrgica à harmonização facial.
“Ao libertar a tensão dos músculos da mordida, que puxam o rosto para dentro e para baixo, este tratamento oferece ao rosto uma elevação instantânea”, explica Lynn Rae, especialista em rosto e terapeuta de mandíbula, ao Guardian. “Uma sessão não vai tirar as rugas e as linhas de expressão, mas pode amenizá-las”.
Rae explica que trabalha com músculos muito específicos: o masseter, que é o grande músculo da mandíbula na lateral do rosto, mas também as bochechas e os lábios. Quem experimenta garante que a sensação é de dor prazerosa, mas que o resultado de lifting natural é real.
“As pessoas acham que é uma sensação estranha, mas acho que mesmo assim não é tão estranho quanto esperam”, explica Rae. “Ocasionalmente, alguém está muito cansado e adormece, mesmo com os meus dedos na boca.”
A massagem interna não é novidade: é usada para ajudar quem tem o hábito de ranger de dentes e da paralisia de Bell, a incapacidade temporária de mover de um dos lados da face.
Nas redes sociais o tratamento está a ganhar fama e já existe mesmo quem tente mostrar como o fazer em casa, sem a ajuda de um profissional.