«Infelizmente, já não é novidade para ninguém que uma das doenças que mais afeta as pessoas em Portugal e no mundo, em todas as faixas etárias, é o cancro. Uma vez que esta doença, mata mais de 70 pessoas por dia em Portugal, e afeta os doentes a nível psicológico e emocional, celebra-se anualmente o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, como ato de solidariedade para com quem já foi ou é vítima de cancro.
Apesar de a maior parte da sociedade estar dentro do assunto, das suas causas e consequências, todo o cuidado é pouco. Existem várias medidas que nos podem ajudar a prevenir esta doença. Por exemplo, sabendo que surge, em alguns casos, devido a escolhas que fazemos ao longo da nossa vida – como maus hábitos alimentares, tabaco, álcool e todo o tipo de drogas -, devemos sempre optar por uma dieta saudável e fazer exercício físico regularmente. Mas existem outras causas para o cancro, como as perturbações do sistema imunitário e a predisposição genética (informação genética herdada dos nossos pais).
Hoje, felizmente, já é mais fácil detetar o cancro, e devemos, se possível, realizar todos os exames necessários para facilitar a deteção de células cancerígenas e, possivelmente, a prevenção de futuros tumores.
O Dia Mundial de Luta Contra o Cancro comemora-se a 4 de fevereiro e foi instituído em 2000, com a intenção de unir todos os investigadores, médicos e doentes relacionados com a doença, e de prevenir e apelar ao rastreio e tratamento da mesma. Tudo isto é possível graças à união da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da União Internacional Contra o Cancro (UICC).»