A compostagem é uma espécie de forno gigante para onde segue a parte do lixo que não pode ser reciclada e que é reaproveitada para a produção de energia. Ao reduzirmos a quantidade de resíduos incinerados contribuímos para que as emissões de CO2 para a atmosfera sejam menores.
Por outro lado, a compostagem permite poupar no transporte de lixo (nos combustíveis) e evitar a utilização de fertilizantes químicos, que poluem os solos.
Para saberes como funciona visita o site Lipor, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, que ajudou a Escola da Torrinha, no Porto, a fazer a horta e a trabalhar com o compostor. Neste sítio podem ficar a saber mais sobre compostagem e conhecer outras escolas da região norte que já têm horta e compostor.
O segundo site que não deves perder é do Institito do Ambiente. Aqui, podes explorar a Compostópolis, uma “cidade que vive sob o lema da compostagem”. Clicando em cima de alguns dos edifícios há muito para aprender: na Escola há lições de química, física e biologia sobre o tema, mas também jogos; na Biblioteca podem encontrar um dicionário sobre compostagem; na Oficina, conhecer vários tipos de compostor. Mas há mais espaços para descobrirem.