1. TEM CONFIANÇA EM TI
Tu és uma pessoa simpática, divertida e interessante. Se te sentires confiante das tuas qualidades, mais facilmente os outros se aproximarão de ti. A confiança transmite-se, é como uma energia que surge dentro de nós e que irradia ao nosso redor.
2. APROXIMA-TE DOS OUTROS NOVATOS
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/09/220912_aproxima-te.jpg)
Se não conheces ninguém na escola, mete conversa com os colegas de turma que estão na mesma situação. Assim, fica mais fácil para todos e podem apoiar-se, tirar dúvidas… E quem sabe perderem-se juntos a caminho do refeitório!
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/09/220912_arranja-pretexto.jpg)
3. ARRANJA UM PRETEXTO
Quando nos sentimos nervosos, não sabemos como estar nem sobre o que conversar. Levar um livro de BD de que gostes, um jogo ou o telemóvel ajuda a manter as mãos ocupadas e pode dar início a uma conversa animada.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/09/220912_desenho-escola.jpg)
4. EXPLORA A ESCOLA
Numa escola nova, é fácil perdermo-nos. Para que isso não aconteça, desenha um mapa com os sítios mais importantes – refeitório, biblioteca, ginásio, WC, salas – mete-o no bolso. Assim, evitas andar às voltas como uma barata tonta e chegares atrasado às aulas.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/09/220912_sorriso.jpg)
5. FAZ O TEU MELHOR SORRISO
A simpatia é a melhor «arma» quando se trata de fazer novos amigos. Tenta sorrir. Pode parecer estranho, mas ao sorrirmos ficamos aturalmente mais relaxados.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/09/220912_pressa.jpg)
6. NÃO TENHAS PRESSA
Chegar sempre em cima da hora ou sair a correr quando as aulas terminam, porque tens medo de ficar sozinho, é má ideia. É nesses momentos, quando ainda não chegou toda a gente ou muitos já se foram embora, que, em pequenos grupos, se começam boas conversas. Quem sabe se não arranjas uma companhia para ir para a escola?
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/09/220912_prociura-informacao-965x1080.jpg)
7. PROCURA INFORMAÇÃO
Tanta novidade enerva qualquer um! É por isso que quanto mais bem preparado estiveres, mais fácil será integrares-te na nova escola. Fala com alguém que lá tenha andado, vai à secretaria antes do início das aulas para tirares as tuas dúvidas e lê o regulamento para te informares sobre como tudo funciona: o que podes e não podes fazer, e quais são os teus direitos como aluno.
8. COMEÇA DO ZERO
Quando mudamos de cidade ou de escola, uma das vantagens de não conheceres ninguém é que também não te conhecem! Se, antes, os teus colegas diziam que eras o «tímido», o «queixinhas» ou o «palhaço» da turma, agora, não tens «rótulos». Podes começar do zero e trabalhar a tua reputação.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/09/220912_nao-te-escondas.jpg)
9. NÃO TE ESCONDAS
Quando somos novos num lugar, temos tendência para nos encostarmos a um canto ou para escolhermos uma mesa ao fundo da sala. Só vais isolar-te mais. Procura um lugar a meio da sala, para veres o que se passa à tua volta, e tenta sentar-te ao lado de alguém. Isso revela que estás com vontade de falar com os outros.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/09/220912_desenho-primeiro-passo.jpg)
10. DÁ O PRIMEIRO PASSO
Sim, nós sabemos que não é fácil meter conversa, mas tens de ser corajoso. Tenta perceber quem tem um ar simpático. Esses são os teus «alvos»! Podes começar por dizer olá e por te apresentares ou fazes perguntas simples sobre eles: se são novos na escola, se vivem perto… Se tudo correr bem, convida-os para dar uma volta e conhecerem juntos a escola.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/09/220912_usa-roupa.jpg)
11. USA ROUPA QUE TE FAÇA SENTIR BEM
Quando nos sentimos bonitos ou elegantes, ficamos mais descontraídos. Se a tua mãe insiste em que leves uma camisa, mas tu sentes-te bem é com aquela t-shirt do Star Wars, não vás na conversa dela! Contudo, se não queres ter todos os olhos postos em ti, tenta não exagerar no visual.
12. SÊ GENUÍNO
Claro que queres causar boa impressão, mas não vale a pena «inventar». Para quê dizer que atravessaste o País de bicicleta ou que eras o melhor aluno da tua antiga escola? A verdade vem sempre ao de cima, por isso, mais vale seres natural. Tu vales por aquilo que és: uma pessoa única com histórias fixes (e verdadeiras) para contar!
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/09/220912_desenho-gestos.jpg)
13. PRESTA ATENÇÃO AOS TEUS GESTOS
O teu corpo também «fala» e inspira simpatia. Durante uma conversa, tenta olhar nos olhos do teu colega, em vez de olhar para o chão; acenar que sim com a cabeça, para mostrar que compreendes o que ele diz, e endireitar-te, em vez de ficares todo encolhido.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/09/220912_desenho-sala-de-aula.jpg)
14. PARTICIPA NAS AULAS
Caladinho, com medo de dizer asneiras? Errado! Participa nas aulas, respondendo aos professores e dando opiniões. Não é preciso estar sempre de braço no ar e interromper os colegas, mas se participares, vais causar boa impressão nos professores e mostrar o que vales aos teus colegas.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/09/220912_desenho-tribo.jpg)
15. PROCURA A TUA ‘TRIBO’
Tenta perceber, através da roupa que usam e dos assuntos que discutem nos intervalos, quem tem mais que ver contigo, quem poderá ser a tua «tribo».
16. EVITA CONFUSÕES
Para provarmos que somos valentões ou para sermos aceites num grupo, acabamos por fazer asneiras ou até por gozar com outros colegas. Não é boa ideia: não gostarias que te fizessem o mesmo e podes meter-te em problemas.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/09/220912_escolhe-aliados.jpg)
17. ESCOLHE OS TEUS ALIADOS
Os alunos mais velhos às vezes gostam de se meter com os novatos. Se nessa escola também andar um vizinho teu ou o irmão mais velho de um amigo, aproxima-te dele. Se não tiveres essa sorte, pede ajuda a um professor que aches simpático ou ao diretor de turma.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/09/220912_faz-te-ouvir.jpg)
18. FAZ-TE OUVIR
Usar um megafone e andar pela escola aos gritos não são boas ideias, mas quando conversares com alguém, tenta usar um tom de voz firme que se ouça bem. Isso revela que és confiante.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/09/220912_xadrez.jpg)
19. INSCREVE-TE NUMA EQUIPA OU NUM CLUBE
É uma boa maneira de fazer amigos. Se gostas de desporto, que tal a equipa de basquetebol ou de atletismo? O xadrez é a tua «cena»? Força! És do género artístico? Inscreve-te no grupo de teatro ou no clube de leitura. O que importa é que vais conviver com miúdos que têm interesses semelhantes aos teus.
20. MANTÉM A CALMA
Se seguires as nossas dicas (ou, pelo menos, algumas), de certeza que os teus primeiros dias na escola vão ser mais fáceis. Ainda assim, se te sentires muito nervoso, porque tudo parece correr mal, vai ao WC, senta-te, respira devagar − a expiração deve ser mais longa do que a inspiração − e tenta pensar em coisas bonitas. Pode ser um lugar onde te sintas bem ou os momentos das férias em que te divertiste. Se precisares, liga a um amigo para desabafar ou pede conselhos aos teus pais.
Ilustrações: Rui Pita
Texto originalmente publicado na VISÃO Júnior 184, de setembro de 2019
O que fazer antes de começar as aulas?
Escola à vista! Com um bom planeamento, o regresso à escola pode ser tranquilo. Vê as nossas dicas!
Usa este calendário especial para organizar o trabalho na escola
Descarrega-o e usa-o o ano todo! Ah, e também te oferecemos mapa para assentar as notas e um horário de bolso
O que deves fazer para que tudo corra bem com os professores
Podes escolher de quem queres ser amigo, mas não decides quem vão ser os teus professores durante um ou mais anos
Estás preparado para ir para a escola sem a companhia de um adulto?
Oito dicas para «viagens seguras»!