O mapa de Marte foi construído utilizando 21.000 imagens graças a uma banda multi-câmera de infravermelhos. O projeto surgiu da parceria dos investigadores da Universidade do Arizona, em colaboração com a NASA.
O projeto do mapa de Marte começou há oito anos. As imagens foram digitalmente preparadas com o objetivo de criar cartograficamente um mosaico gigante.
“A câmera Odisseia da Nasa ajudou a desenvolver um mapa global completo de Marte que encontra-se finalmente disponível para investigadores e para o público na Internet” disse Philip Christensen, investigador e um dos diretores do projeto espacial da Nasa.
Jeffrey Plaut, cientista do projeto Odisseia: “O mapa estabelece um o quadro global para os estudos de propriedades como a composição mineral e natureza física dos materiais de superfície.”
A NASA deu este mês praticamente como certa a presença de água no planeta vermelho. Superfícies espelhadas postas a descoberto pela sonda Phoenix desapareceram de um dia para o outro. “Não podia ser sal”, dizem os cientistas.