Os grandes vencedores no 2º ciclo da última edição dos ‘Miúdos a Votos’ foram Gravity Falls – Diário 3, A Avozinha Gângster e O Diário de Anne Frank. Como sabemos que adoras ler, temos para ti algumas sugestões. Clica nos títulos dos livros e descobre mais sobre eles, aqui nas páginas da VISÃO Júnior.
Se gostaste de ler Gravity Falls – Diário 3, podes gostar de:
BETHANY E A BESTA
Jack Meggitt-Phillips (texto) e Isabelle Follath (ilustração)
No sotão de casa de Ebenezer Tweezer vive um monstro que é alimentado com as coisas mais sórdidas e incríveis. Lance esta dica de leitura e verá como a curiosidade dos mais novos se lança na leitura. Os livros com temas assustadores, em que o medo e o desconhecido pairam a cada página, são grandes promotores da leitura. Este é um livro atrevido mas muito divertido e, sobretudo, adequado aos leitores mais jovens. Falta falar de Bethany. Ela é a órfã que Ebenezer tem de engordar para o monstro comer: os dados estão lançados e tudo está alinhado para correr muito mal.
Editora Nuvem de Letras
O JARDIM SECRETO
Mariah Marsden (texto) e Hanna Luechtefeld (ilustração)
Uma nova gráfica, feita a partir do clássico de Frances Hodgson Burnett. Um livro genial sobre uma menina órfã que vai viver com o tio e revoluciona a vida de todos quantos a rodeiam. Uma obra fascinante das autoras que nos trouxeram recentemente a versão novela gráfica de Ana dos Cabelos Ruivos.
Editora Fábula
Viagem no Tempo com um Hámster
Ross Welford (autor)
Viajar no tempo para trás e para a frente parece uma ideia surpreendente e muito divertida, mas a verdade é que pode ser algo verdadeiramente caótico – sobretudo quando o objetivo é salvar a vida do nosso pai. Al Chaudhury já salvou a vida ao pai umas quantas vezes e, para isso, usa uma máquina do tempo. Esta é uma história muito original, que brinca com mundos paralelos e onde uma simples intervenção pode mudar o rumo de toda a história. Ah! E Al é responsável por uma das mortes do pai – só uma delas – mas não vamos contar-te como aconteceu, nem o que anda a fazer um hámster numa história de viagens no tempo.
Editora: HarperKids
Se gostaste de ler Avozinha Gângster, podes gostar de:
GGG
Roald Dahl (texto) e Quentin Blake (ilustração)
Esta história já tem barbas! O livro já foi publicado diversas vezes e até já o transformaram em filme duas vezes! Não seria uma surpresa se vos contasse que também será convertido numa série Netflix. A verdade é que o GGG, ou o Grande Gigante Gentil é um livro extraordinário que conta a história de um simpático gigante do país dos gigantes que comem pessoas e de uma menina chamada Sofia que irá viver uma grande aventura. Um livro cativante e uma daquelas leituras que não se conseguem largar ao fim de duas ou três páginas, sobretudo porque há sempre o perigo iminente de que Sofia sirva de petisco aos gigantes malvados! Uma história de Roald Dahl, um dos mais importantes escritores de literatura infantojuvenil.
Oficina do Livro
Nome de Código: Bananas
David Walliams (texto) e Tony Ross (ilustração)
David Walliams está de volta com mais uma aventura muito divertida que decorre na 2.ª Guerra Mundial. A imaginação deste autor não deixa de nos surpreender pois, a cada novo livro, somos levados para lugares distintos e em tempos diferentes onde conhecemos inúmeras personagens que vão das avozinhas assaltantes, a professores terríveis, passando por criaturas pegajosas.
Nesta nova história, Walliams apresenta-nos um mundo em guerra, num conto que começa na cidade de Londres, onde há bombardeamentos e gente assustada. Vamos conhecer Eric, um rapazinho que a guerra fez órfão e que passa a vida no jardim zoológico onde trabalha o seu tio-avô. É ali que faz uma grande amiga, a Gertrudes, uma enorme gorila que o acompanhará nesta aventura em tempos de guerra. Um livro com uma narrativa intensa e cheia de momentos de grande emoção. A acompanhar a escrita divertida de Walliams temos Tony Ross, o ilustrador com um traço genial que nos deixa a leitura ainda mais empolgada. Um livro histórico que podia mesmo ter acontecido!
Porto Editora
Olho de Lince
Álvaro Magalhães (texto) e David Pintor (ilustração)
Já alguma vez leste a palavra “malapata”? Sim, ma-la-pa-ta! É uma palavra estrambólica, mas que tenho a certeza de que vais querer incluir no teu dicionário de palavras que vais passar a usar! O seu significado é sinónimo de azar, e é disso mesmo que sofre a família deste livro, o grupo de pessoas mais azarado de sempre. E não é coisa de agora, nada disso!
A família Malapata já conta com mais de 500 anos de azar, tudo graças a uma maldição lançada a uma feiticeira de coração partido. Desde então que o azar faz parte da família… São narizes partidos, picadelas de abelha, caganitas de pomba e até mordidelas fatais de serpentes em dias de casamento! Há gente mais azarada do que está? Claro que não!
Este é um livro extremamente curioso e escrito duma forma que te vai empolgar da primeira à última página porque toda a história desta família parece, de vez em quando, igual à história da tua e da minha. E, claro, o narrador desta grande aventura é o gato espertalhão da família, a quem chamam Black.
Porto Editora
Se gostaste de ler O Diário de Anne Frank, podes gostar:
Fatma
De Conceição Dinis Tomé e Mariana Rio
Fatma nunca nos é apresentada. Só lhe conhecemos o nome porque ela dá o título a este livro sobre uma menina que vive do outro lado do mar, num sítio onde, nem do morro mais alto da aldeia se sente o vento salgado do mar.
Ali, sente-se o medo e a saudade. Aqui, num continente onde a fome não tira o sono e a guerra não nos aperta o coração, não sabemos como é a vida de quem tem de fugir para sobreviver, enfrentando savanas, desertos e oceanos furiosos. Esta é a história de uma menina chamada Fatma e de sua mãe, em busca do pai que está numa ilha do outro lado do mar.
Uma história escrita de uma forma sublime por Conceição Dinis Tomé e com ilustrações igualmente poderosas de Mariana Rio. Uma leitura imperdível e um tesouro de grande valor literário para partilhar com toda a família. É por causa de livros como este que vale a pena aprender a ler. Podes encontrá-lo na página da Associação para a Promoção Cultural da Criança (APCC), aqui.
Jean Moulin: A Sombra Não Apaga a Dor
João Paulo Cotrim (texto) e Tiago Albuquerque (ilustração)
Há 80 anos, Jean Moulin esteve em Portugal e, com este livro, vais poder ficar a conhecer uma das personagens da vida real mais emblemáticas e corajosas do conturbado período que foi a Segunda Guerra Mundial. Um livro escrito e ilustrado com uma fluência quase cinematográfica dos acontecimentos que marcaram a vida deste francês que foi um dos primeiros símbolos da resistência contra os nazis que tentavam dominar toda a Europa, no século passado.
Editora: APC
OLHA PARA OS DOIS LADOS, de Jason Reynolds
OLHA PARA OS DOIS LADOS
De Jason Reynolds
Neste livro podemos acompanhar dez histórias de dez adolescentes que se vão debater com questões de género, racismo, insucesso e até o malfadado bullying. Histórias que nos tocam a todos e que fazem parte do nosso quotidiano. A Coleção Estrelas da Literatura Juvenil da Fábula é uma coleção com obras indispensáveis de autores internacionais que estão a marcar a literatura juvenil contemporânea.