No final do ano passado, lançámos um inquérito a todos os professores que se tinham inscrito em ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» em 2021-22. O questionário, respondido por 281 docentes, pretendia avaliar o impacto desta iniciativa de promoção simultânea de leitura e cidadania:
- 81,5 % dos docentes afirmam que ‘Miúdos a Votos’ contribuiu para aumentar o gosto pela leitura dos seus alunos.
- Os professores classificam com nota máxima (5) a relevância do projeto na promoção do gosto pela leitura e no desenvolvimento da cidadania.
- Quando questionados sobre outros aspetos em que o projeto teve impacto, os docentes referiram espontaneamente «a motivação para a aprendizagem», «trabalho colaborativo», «competências e literacias digitais», «muitos alunos constataram que ler é divertido», «reforço da ligação dos alunos à biblioteca escolar» e «grande envolvimento dos pais», entre outros pontos.
- O último ponto do inquérito pedia aos professores um comentário de avaliação final. Eis alguns deles:
«Esta atividade permite envolver os alunos mais desmotivados pela aprendizagem»
«Foi maravilhoso ver o entusiasmo dos alunos ao desenvolver esta atividade, foi francamente positivo perceber a capacidade de argumentação que as crianças têm, aplicando-a de forma muito correta»
«Apesar de ter sido a primeira vez que se realizou na nossa escola esta iniciativa, o interesse e empenho dos alunos foi tanta que para o próximo ano letivo retomarei esta iniciativa, abrangendo outros ciclos ou níveis de ensino»
«Temos exemplos de alunos muito tímidos, que inicialmente se sentiam muito inseguros, mas com o apoio e estímulo da biblioteca escolar e docentes, revelaram no final da campanha uma progressão enorme em “enfrentar” os colegas de outras turmas, defendendo o seu livro de eleição. Recebemos testemunhos de pais/encarregados de educação que sentiram esse”crescimento” e que nos deram os parabéns por promovermos e aderirmos à iniciativa»
«É uma iniciativa fantástica ! Este ano foi vivida muito ativamente, até porque tivemos eleições “verdadeira” o que permitiu uma melhor compreensão do processo. Foi maravilhoso o envolvimento dos pais.»
A MINHA EXPERIÊNCIA EM ‘MIÚDOS A VOTOS’: TESTEMUNHOS VÍDEO DE PROFESSORES
Desenvolve «a vivência da democracia nas escolas»
Fátima Pina, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, fala sobre a experiência de ‘Miúdos a Votos’ no seu agrupamento de escolas
«Os alunos vão à biblioteca perguntar ‘então este ano quando começam os Miúdos a Votos?’»
A professora Isabel Antunes fala da dinâmica que se cria nas escolas com ‘Miúdos a Votos’ e como este projeto melhora a fluência leitora dos alunos