Veja aqui o vídeo da festa final de «Miúdos a Votos», que se realizou no dia 27 de maio.
A festa final de «Miúdos a Votos» foi apresentada por Beatriz Frazão, a miúda de 16 anos que conhecemos da série «Conta-me como Foi». Apesar de ser atriz, Beatriz é aluna do 10º ano e gosta muito de ler!
Na festa, que desta vez não se pode realizar ao vivo na Fundação Gulbenkian, houve muitas surpresas. Uma delas foi a participação da escritora Luísa Ducla Soares, que este ano festeja 50 anos de vida literária. Mas, claro, a maior supresa foi mesmo a revelação da votação nacional que decorreu a 21 de abril, através de voto eletrónico!
No programa, transmitiram-se apontamentos de reportagem sobre o projeto, feitas em escolas, e exibiram-se trabalhos feitos pelas escolas durante a campanha eleitoral. Assim, a festa contou com a participação de dezenas de escolas e alunos, entre as quais a Escola Gaspar Frutuoso, dos Açores, a Escola Básica nº 2 de Lamaçães, em Braga, a Escola Básica e Secundária de Alfena, distrito do Porto, a Escola Professor Mendes do Remédios, de Nisa, o Centro Escolar de São Francisco, de Alcochete e, até, de alunos da Escola International de Saint-Germain-en-Laye, em França.
16815 alunos votaram!
Apesar das escolas estarem fechadas, o projeto «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» manteve-se!. A eleição dos livros mais fixes para os alunos portugueses, entre o 1º e 12º anos, foi feita por voto eletrónico (ou seja, através da internet), a 21 de abril. A votos estavam mais de 40 livros, pelos quais os alunos das cerca de 800 escolas inscritas na iniciativa tinham feito campanha eleitoral durante fevereiro e março, tentando convencer os seus colegas a votarem no livro de que mais gostam. Como não foi possível realizar as eleições presencialmente, a votação decorreu online. E votaram 16 815 alunos!
Os resultados da votação nacional foram conhecidos na festa final, que se realizou no dia 27, a partir das 6 da tarde, nesse grande palco que se tornou, nos dias de hoje, a internet.
Beatriz Frazão, a apresentadora
A festa foi apresentada por Beatriz Frazão, 16 anos, que conhecemos da série de televisão «Conta-me Como Foi», em que interpreta o papel de Susana, filha do casal protagonista da série. Beatriz começou a fazer teatro aos dez anos e já tem um currículo invejável: o ano passado, ganhou o Globo de Ouro Revelação! Na edição de junho da VISÃO Júnior, publicaremos uma entrevista com ela.
«Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» é uma iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares. Tem o patrocínio da Malo Clinic, Ceregumil e Happy Meal Readers, e o apoio da Comissão Nacional de Eleições, Fundação Calouste Gulbenkian, Plano Nacional de Leitura 2027, Pordata e Rádio Miúdos.