Na Escola Secundária José Afonso, no Seixal, Beatriz Bicho e Maria Teixeira, alunas do 8.ºB, preparam, na biblioteca, a sessão de esclarecimento dirigida aos colegas do 7.º e 8.º ano. Estão nervosas. À vez ensaiam os discursos e falam para um público ainda imaginário, apenas sob o olhar atento da professora Dora, que lhes vai dando indicações: com microfone, sem microfone, cheguem-se mais para a frente, mais para a direita…
Apesar de serem amigas e colegas de turma, não estão a fazer campanha eleitoral pelo mesmo livro. Beatriz apoia o título A Rapariga que Roubava Livros, de Markus Zusak, e Maria quer convencer os colegas a votarem no Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling.
Enquanto Harry Potter e a Pedra Filosofal recebe ovações e aplausos estrondosos, as manifestações do público são mais discretas para A Rapariga que Roubava Livros. Todavia, tudo muda assim que Beatriz começa a falar, e a atenção dos alunos se prende na vida de uma rapariga que sobreviveu ao Holocausto e cuja história é narrada pela própria morte!
«Hitler fez coisas terríveis, matou muitas pessoas por serem simplesmente diferentes. Não devemos discriminar ninguém, somos todos diferentes e isso não determina o nosso valor», explica Beatriz.
Sobre Harry Potter e a Pedra Filosofal, Maria identifica-se com a amizade partilhada pelas personagens principais. «Eu também gosto muito dos meus amigos, e vejo isto nesta história. Além disso, ajudam-se uns aos outros. Amizade, cooperação, amor… são valores muito importantes.»
Para lá da sessão de esclarecimento, as alunas já foram a várias salas de aula explicar aos colegas como funciona a campanha e apelar ao voto nos títulos que estão a defender.
Também participaram noutras atividades.Fizeram marcadores, cartazes que afixaram nos pavilhões e nos corredores, participaram no desfile de Carnaval da escola. Maria convenceu alguns colegas a mascararem-se de alunos de Hogwarts e venceram o 2.º prémio. E ainda vão organizar uma sessão de cinema e mostrar aos colegas o filme A Rapariga que Roubava Livros.