No mundo dos livros infantojuvenis sempre houve lugar para histórias tenebrosas. Ora eram histórias de meninas com capuchinhos vermelhos que acabavam devoradas, ora eram princesas mortas por envenenamento. O medo é um sentimento milenar e, em si, sempre encerrou um enorme poder: a curiosidade!
As sugestões que aqui deixamos são de arrepiar e vão deixar os cabelos em pé de quem as ler, mas também são curiosas e estimulantes, pois quem as começar, só as vai largar na última página.
1.º Ciclo – dos 6 aos 10 anos
A FANTASMINHA BU
Jessica Boyd (texto) e Brooke Kerrigan (ilustração)
Editora Jacarandá
Os fantasmas não existem, mas se existissem preferíamos que fossem todos como a Bu. Ela é pequenina como uma meloa e não consegue assustar ninguém! Mas, nesta história, os fantasmas querem-se assustadores e a verdade é que todos já começam a desistir da pobre Bu que é demasiado fofinha para assombrar uma casa. Uma história doce sobre criaturas transparentes que batem com as portas e arranham os soalhos dos sótãos.
A BRUXA ARREGANHADENTES
Tina Meroto (texto) e Maurizio A. C. Quarello (ilustração)
OQO Editora
Havia três irmãos que viviam na orla de uma floresta onde morava uma bruxa com dentes de ferro. Estaríamos à espera de uma bruxa que se faz passar por uma fada, ou uma bruxa lindíssima, e não de uma bruxa com problemas ortodônticos graves! Mas nesta história, a bruxa é feia, antipática e, além de ter uns dentes medonhos, adora comer crianças e, com os seus restos, fazer bricolagem. É um conto muito empolgante e muito bem construído. Apostamos que vai ser lido e relido, até lhe caírem as páginas.
2.º Ciclo – dos 10 aos 12 anos
A CAVEIRA
Jon Klassen (texto e ilustração)
Editora Orfeu Mini
A Otília tinha de fugir. Não podia olhar para trás nem mesmo parar. Ela atravessou montes e arvoredo cada vez mais denso, muito mais denso do que aquele que ela já conhecia. Esta é a história de uma menina que se viu obrigada a escapar e, desamparada, sem ter para onde ir, acabou por se refugiar numa casa perdida no meio duma floresta. Aí vai conhecer uma caveira. Jon Klassen adora brincar com o medo, e neste conto tradicional não se poupa nas palavras e conta-nos tudo, até como Otília se vai desfazer dum esqueleto aborrecido que aparece por ali.
AS BRUXAS
Roald Dahl (texto) e Quentin Blake (ilustração)
Editora Oficina do Livro
Se aí em casa não gostam de ler, é porque não conhecem a obra de Roald Dahl. Ler este livro é um exercício cinematográfico sublime e inesquecível de que irão falar para sempre. Muita gente guardará esta obra-prima da literatura como o seu livro preferido. Nele, as bruxas existem, são más, nojentas e andam sempre a arranjar maneira de fazer desaparecer todas as crianças da face da Terra. E conseguem? Sim, mas não todas. Esta é a história de uma avó e do seu neto, numa batalha contra um exército de bruxas malvadas.
3.º Ciclo – dos 12 aos 15 anos
O FANTASMA DE ANYA
Vera Brosgol (texto e ilustração)
Editora Fábula
Anya Borzakovskaya é uma adolescente a viver a adolescência como deve ser vivida: intensa e cheia de dramas e crises existenciais. O facto de ser russa é um problema. O facto de não ter o aspeto que deseja é outro. No meio de tantos problemas e caprichos, cai num buraco muito fundo num bosque. Magoada e desesperada, percebe que não está sozinha. Ao lado de um cadáver, um fantasma. Ali se forja uma inesperada relação que vai levar Anya a viver uma grande aventura. Esta é uma novela gráfica emocionante e arrepiante.
A ESTRANHA VIDA DE NOBODY OWENS
Neil Gaiman (texto)
Editorial Presença
Esta é a história de Nobody Owens – Bod para os amigos – um rapazito que depois da morte da família vai viver para um cemitério. A sua vida estava destinada a ser partilhada com as daqueles que já partiram e é aí que Bod faz grandes amizades. Um livro onde a maldade não vive encarcerada dentro dos muros do cemitério, no meio dos túmulos, dos mortos e dos fantasmas, mas sim lá fora, no mundo dos vivos. É com esse perigo que o rapazito terá de se confrontar quando finalmente descobrir o que aconteceu realmente à sua família.
As sugestões da VISÃO Júnior estão organizadas em três faixas etárias que se adequam aos três ciclos do ensino básico. Contudo, estas dicas dependem sempre da fluência e da maturidade de quem vai ler.
Passe por estas páginas todas as semanas para conhecer as novidades e sugestões de literatura infantojuvenil que temos.