O outono chegou cheio de tardes amenas, perfeitas para passear e esmigalhar com as botas as folhas secas dos plátanos. Saltar ass poças de água isso vai ter de aguardar, porque até lá vamos comer gelados ao entardecer.
Os livros deste mês são fervilhantes em termos de imaginação, informação e medo! O medo é aquele sentimento primário milenar que nos faz fugir da trovoada ou que nos deixa alerta quando algo se mexe debaixo da cama na noite escura.
Ler histórias que nos mostram o mundo à nossa volta também pode meter medo, sobretudo o mundo desconhecido, ou aquele que as crianças e jovens ainda não viram ao vivo, ou experienciaram. Este mês temos surpresas emocionantes.
1.º Ciclo – dos 6 aos 10 anos
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/10/231004_cenouras.jpg)
AS CENOURAS ASSUSTADORAS
Aaron Reynolds (texto) e Peter Brown (ilustração)
Bertrand Editora
Quando uma história mistura coelhinhos com cenouras, já sabemos que o resultado vai ser fofinho. Nada podia estar mais longe da verdade! Neste livro temos, de facto, um coelho fofinho e guloso, mas as cenouras estão longe de ser legumes sossegados com que fazemos sopa cor-de-laranja e salada. Em jeito de banda desenhada, esta história é-nos contada como se estivéssemos num filme de suspense dos anos 40 e a ilustração é sublime. Quem diria que as cenouras podiam ser tão assustadoras! Eu não.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/10/231004_britannica.png)
ENCICLOPÉDIA BRITANNICA JUVENIL: O ESPAÇO
Christopher Lloyd (edição)
Editora Nuvem de Tinta
A Britannica faz parte da nossa história e, agora, os seus fascículos, muito à maneira antiga, vão aparecendo para compormos a estante. Há temas misteriosos e muito curiosos: o espaço é um deles. Para começar é escuro e infinito, logo aí perdemos toda a capacidade de raciocínio lógico, pois perceber algo infinito é difícil. Mas há espaços do espaço a descoberto e este livro é prodigioso a fazer-se explicar nesses domínios, abrangendo planetas, asteroides e uma miríade de temas.
2.º Ciclo – dos 10 aos 12 anos
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/10/231004_po_estrelas-1.png)
O PÓ DAS ESTRELAS DE ONDE VIEMOS
Colin Stuart (texto) e Ximo Abadía
Editora Lilliput
Logicamente que, depois de se dar a descobrir o espaço, a ordem natural dos inquéritos infantis pousará em temas deste calibre. Seguindo a temática da composição química do universo conhecido, este livro pretende explorar os 118 elementos da tabela periódica esclarecendo tudo sobre cada um deles. Mais do que dá-los a conhecer, aqui ficamos a saber tudo sobre a nossa composição e de tudo aquilo que nos rodeia. A química é fundamental, mas como só aparece no currículo das escolas lá para meados do 3.º ciclo, porque não introduzir o tema ao jantar, ou no sofá, durante uma tarde de nada para fazer. Vão descobrir de que é feita a unha amarela do pé da avó e o cheiro perigoso que sai do esquentador.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/10/231004_assassinato.jpg)
ASSASSINATO NO MUSEU
Alasdair Beckett-King (texto) e Claire Powell (ilustração)
Editora Oficina do Livro
Há lá coisa mais nostálgica do que um homicídio num museu? Nostálgico no sentido de que nos anos 80 e 90 o imaginário girava muito em redor disso, com programas de televisão onde detetives ou escritoras descobriam crimes e denunciavam assassinos. Porque ler sobre mistérios é sempre empolgante, e quando há nas sombras uma possível morte, este livro apresenta-nos uma investigadora misteriosa chamada Bela, mas sob o disfarce de Montgomery Bombom, um detetive de bigode. Este livro apresenta-se em capítulos, perfeito para leituras noturnas e por objetivos. Além disso, a protagonista tem 10 anos e resolve crimes: como não querer ler?
3.º Ciclo – dos 12 aos 15 anos
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/10/231004_yuval.jpg)
INDOMÁVEIS: O MUNDO É UM LUGAR INJUSTO
Yuval Noah Harari (texto) e Ricard Zaplana Ruiz (ilustração)
Editora Booksmile
Chegou o segundo volume da coleção do autor que nos deu um dos livros mais cativantes da atualidade: Sapiens, de Yuval Noah Harari. Neste segundo volume, o autor vai debruçar-se sobre as injustiças sociais, olhando para o passado longínquo, atravessando a História até aos nossos dias. A coleção Indomáveis pretende desmontar a história e dar-lhe a humanidade que alguns manuais escolares teimam em filtrar e transformar numa bateria de informação classificada. O poder de uns sobre os outros, as relações de autoridade e a diferença entre povos é uma leitura perfeita para a construção de sentidos críticos.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/10/231004_crookhaven-1.jpg)
CROOKHAVEN: UMA ESCOLA PARA LADRÕES
J. J. Arcanjo (texto)
Porto Editora
A simples noção de roubar é sedutora e a solução para todos os males da Humanidade, já assim achava Prometeu, algures na mitologia grega. Claro que quando a fantasia acaba e começa o crime, a realidade aparece para nos ensinar que roubar não é justo. Mas no mundo das histórias há um lugar onde os ladrões aprendem a roubar, mas muito ao jeito de Robin dos Bosques: aqui aprendem a roubar aos maus e avarentos, para ajudarem os mais desfavorecidos. Gabriel, personagem central, é um jovem de 13 anos que vai parar a esta escola peculiar onde aprender a roubar, enganar e fugir são disciplinas tão importantes como Matemática e a História. Vale a pena descobrir que, afinal, nem todos os que roubam têm mau coração.
As sugestões da VISÃO Júnior estão organizadas em três faixas etárias que se adequam aos três ciclos do ensino básio. Contudo, estas dicas dependem sempre da fluência e da maturidade de quem vai ler.
Passe por estas páginas todas as semanas para conhecer as novidades e sugestões de literatura infantojuvenil que temos.