Se está a ler esta página é porque gosta de livros, ou porque se preocupa que os mais novos em seu redor leiam. Ou então porque também gosta muito de ler. Formar leitores é, provavelmente, uma das tarefas mais difíceis que existem num mundo onde tudo gira a volta de ecrãs.
Claro que a satisfação instantânea dada por um vídeo durante uma refeição, ou um jogo numa viagem, podem evitar birras ou confusões, mas não será melhor aprender a gerir emoções do que abafá-las com recursos?
Amontoam-se os estudos que indicam que o tempo de ecrãs reduz drasticamente a capacidade de aprendizagens. Não é algo linear, mas é uma tendência. Um livro fará o contrário. Desenvolve o vocabulário, promove a discussão, aprimora o sentido crítico e expande a imaginação. Não há melhor do que isto, a escola agradece e em poucos anos, as crianças também!
1.º Ciclo – dos 6 aos 10 anos
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/08/230831_primeiro.jpg)
O MEU PRIMEIRO DIA DE ESCOLA
Luísa Ducla Soares (texto) e Sandra Serra (ilustração)
Texto Editores
O primeiro dia de aulas é motivo de um turbilhão de emoções, mas se há pessoa que nos sabe dar a mão para nos deixar em frente à porta da escola com um brilho nos olhos é Luísa Ducla Soares. Uma escritora com um sentido de humor único, cujas palavras nos sabem embalar e assegurar de que, afinal, o mundo é um lugar extraordinário! Nesta história acompanhamos o João no seu primeiro dia de escola, onde vai conhecer pessoas que farão parte da sua vida durante muitos e bons anos.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/08/230831_feiticeiro-745x1080.png)
O FEITICEIRO DO 4.º ESQUERDO
Vânica Calado (texto) e Carlo Giovani (ilustração)
The Poets and Dragons Society Editora
O António está a poucos dias de fazer 6 anos e isso tem um significado extraordinário, além de estar também quase a entrar na nova escola. O mundo à sua volta deixa-lhe muitas pistas e ele sabe que, no seu aniversário, tudo vai mudar de forma radical! As poções estranhas da mãe, os poderes bizarros do pai e as capacidades da sua irmã deixam-no empolgado com aquilo que está prestes a acontecer, e a sua imaginação não consegue parar de lhe dar ideias sobre o mundo de coisas inexplicáveis que estão para chegar. Um livro empolgante da primeira à última página.
2.º Ciclo – dos 10 aos 12 anos
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/08/230831_mulherzinhas.jpg)
MULHERZINHAS
Louisa May Alcott
Porto Editora
Este é já o terceiro livro de uma coleção de clássicos que a Porto Editora nos está a apresentar. Louisa May Alcott é a responsável por uma das obras mais emblemáticas da literatura, contando-nos a história da família March em tempos de guerra, nos Estados Unidos da América, em meados do século XIX. Numa altura em que a tecnologia nem sequer fazia parte dos vícios da Humanidade, ficamos a conhecer quatro irmãs e a sua resiliência em tornarem o mundo um lugar mais feliz. Meg, Jo, Beth e Amy são as protagonistas deste livro inesquecível.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/08/230831_vendavais.jpg)
HOMEM-CÃO: A MÃE DOS VENDAVAIS
Dav Pilkey (texto e ilustração)
Editora Marcador
As bandas desenhadas de Dav Pilkey deviam ter um lugar especial nas estantes de livros, já que a forma criativa e bem-humorada que tem para contar histórias é singular e muito cativante. Se conhecer alguém que não lê, miúdo ou graúdo, dê-lhe este livro e vai ver o resultado. Nesta décima aventura, o Homem-Cão vai voltar a passar por situações constrangedoras, sobretudo quando se vê obrigado a usar uma gola depois de um acidente. A cidade volta a ficar em perigo, mas, no final, a amizade trata do assunto.
3.º Ciclo – dos 12 aos 15 anos
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/08/230831_narizinho-817x1080.jpg)
REINAÇÕES DE NARIZINHO
Monteiro Lobato (texto) e André Le Blanc (ilustração)
Tinta da China
O Sítio do Picapau Amarelo foi onde muita gente conheceu uma menina chamada Narizinho, provavelmente através da série da TV Globo que passou na televisão potuguesa entre a década de 1970 e 1980, e novamente no princípio deste século. As personagens surpreendentes que nos deu a conhecer e a forma empolgada como acompanhávamos as peripécias da assustadora Cuca, da boneca Emília e do Pedrinho, nascem da imaginação prodigiosa de Monteiro Lobato, no século passado. Este livro da Tinta da China engloba todas as histórias deste mundo criado do outro lado do oceano, mas que toda a gente deve conhecer.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/08/230831_maxi.png)
OS SEGREDOS DA MAXI
Lynn Plourde
Booksmile Editora
Num tempo em que vivemos numa exposição constante a estímulos visuais, surge um livro que traz uma história que conta o que está além da vista… e da audição, até! Aqui temos um miúdo que muda de cidade e de escola a tempo de começar um novo ano. Nem toda a gente sabe o que é ser um novo aluno e para Timminy as coisas vão ser duras. Contará com a ajuda de Maxi, uma cadela extraordinária, e a destemida vizinha Abby. Um grupo improvável que nos traz uma história poderosa que tocará quem a ler.
As sugestões da VISÃO Júnior estão organizadas em três faixas etárias que se adequam aos três ciclos do ensino básico. Contudo, estas dicas dependem sempre da fluência e da maturidade de quem vai ler. Passe por estas páginas todas as semanas para conhecer as novidades e sugestões de literatura infantojuvenil que temos.
Livros: ‘Calhamaços’ fantásticos para descobrir em agosto
Este mês selecionámos pesos pesados da literatura infanto-juvenil para levarem na mala das férias e que podem ser lidos pelos miúdos e pelos pais
Desafio: és tu o maior leitor do mundo?
Até 12 de setembro ainda podes participar neste passatempo de verão e ganhar prémios!