Está na hora de tirar das prateleiras os calhamaços! Estes são os livros pesadões que líamos debaixo do guarda-sol à espera de que a digestão lá se fizesse. Eram horas de espera que aproveitávamos para ler e reler livros e bandas desenhadas, enquanto triplicávamos o nosso vocabulário.
Hoje os calhamaços disputam esse espaço de tempo com os ecrãs, mas é só mesmo o tempo porque aquilo que um livro oferece em nada se compara com os estímulos oferecidos por uma engenhoca que ao fim de algum tempo fica sem bateria.
A concentração, o desenvolvimento cognitivo e a calma, entre muitos outros superpoderes, estão ao alcance de toda a gente que lê. Mas não basta entregar um calhamaço e mandar os miúdos lê-los à sombra do guarda-sol: leia também!
As sugestões da VISÃO Júnior estão organizadas em três faixas etárias que se adequam aos três ciclos do ensino básico. Contudo, estas dicas dependem sempre da fluência e da maturidade de quem vai ler. Passe por estas páginas todas as semanas para conhecer as novidades e sugestões de literatura infantojuvenil que temos.
1.º Ciclo – dos 6 aos 10 anos
OS PIORES ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DO MUNDO
David Walliams (texto) e Adam Stower (ilustração)
Porto Editora
O mundo está repleto de gente horrível! David Walliams já nos apresentou crianças detestáveis, pais do piorio e professores terríveis! Chegou agora a vez de nos mostrar que também no mundo animal há criaturas malvadas.
Muitas delas sem qualquer traço redentor, são apenas más! Este livro surge dividido em capítulos, cada um deles dedicado a um animal e a sua leitura requer algum engenho, sobretudo porque, graficamente, o livro é bastante ilustrado, mas estimulante e muito divertido – traço incontornável na literatura de David Walliams.
Este livro traz uma novidade: o novo ilustrador Adam Stower, que oferece um novo traço e olhar sobre os textos de Walliams. Uma obra divertida para descobrir já!
OS SWIFTS
Beth Lincoln (texto) e Claire Powell (ilustração)
Nuvem de Letras
Um livro infantojuvenil que começa numa manhã elegante de maio com um funeral é um livro que, só por isso, merece ser lido. Esta é a história da família Swift, um grupo de pessoas que, à nascença, recebem imediatamente um nome que os irá marcar para o resto da vida. À frente desta narrativa muito cativante e cheia de reviravoltas inesperadas está Tropelia Swift, uma menina travessa que gosta de aventuras.
Este é um livro que merece ser lido, mas bem lido, pois Beth Lincoln conseguiu contruir um enredo muito especial cheio de personagens carismáticas e inesquecíveis. É enorme, está dividido em partes e não tem filtros infantis no que diz respeito ao vocabulário – o que é bom porque dá espaço à discussão e à inferência.
2.º Ciclo – dos 10 aos 12 anos
TUDO O QUE DESCOBRIMOS NAQUELE VERÃO
Gayle Forman (texto)
Editorial Presença
Nada como voltar a 1987 para um verão divertido e carregadinho de emoções com cheiro a protetor solar e sabor a Sumol de ananás! Esta história, da premiada Gayle Forman, passa-se nos anos 80 e dá-nos a conhecer Beatrice – Bug para os amigos – uma miúda de 10anos e um rapazito chamado Frankie.
A amizade entre este par improvável acaba por surgir e, um verão que se preparava para ser um tédio, vai mostrar a estas duas crianças que há laços bem mais fortes do que aqueles que criamos com a nossa família. Aprender a crescer não é fácil, mas com bons amigos e amigas, a vida que partilhamos com aqueles que nos rodeiam torna-se mais cativante.
CHARLIE E O GRANDE ELEVADOR DE VIDRO
Roald Dahl (texto) e Quentin Blake (ilustração)
Oficina do Livro
Se já leram Charlie e a Fábrica de Chocolate, esta é a sua continuação. Nada como revisitar velhas personagens e descobrir um pouco mais sobre as suas histórias, sobretudo quando no nosso horizonte cinematográfico próximo se prepara a estreia de Wonka, um filme sobre as origens do emblemático fabricante de chocolate.
Neste livro, Charlie já é o proprietário da fábrica e parte numa grande aventura com a família e Willy Wonka num elevador extraordinário! Só que, em vez de levar este grupo de volta à fábrica, Wonka acaba por levar toda a gente para o Espaço, onde várias aventuras surpreendentes terão lugar. Roald Dahl é um autor extraordinário. Nenhuma criança, jovem ou adulto ficará indiferente à imaginação prodigiosa deste escritor.
3.º Ciclo – dos 12 aos 15 anos
A BOLSA AMARELA
Lygia Bojunga (texto) e Marie Louise Nery (ilustração)
Tinta da China
Nesta bolsa amarela cabem três grandes segredos. E é disso mesmo que se faz a nossa vida: segredos, ânsias e desejos que, de vez em quando, queremos que sejam apenas nossos. Este é mais um livro da coleção Pererê, da Tinta da China, que nos traz obras extraordinárias da literatura infanto-juvenil brasileira.
Infelizmente, ou não, será por causa destes segredos que a personagem central deste livro vai entrar em conflito com a família. A história de Raquel conta-se na primeira pessoa, mas viaja entre os pensamentos desta e dos seus escritos. Um livro genial de Lygia Bojunga, vencedora do prémio Andersen para a literatura infanto-juvenil.
A LADRA QUE CANTAVA TEMPESTADES
Sophie Anderson (texto) e Joanna Lisowiee (ilustração)
Minotauro
Os livros fantasiosos conseguem sempre capturar a atenção por mais dispersa que ela ande depois de um árduo ano letivo. Este é o livro certo para estimular o ânimo que os testes deixaram desassossegado e dar largas à imaginação. Vamos até à ilha ficcional de Moróvia!
Este local, com a forma de um coração partido, é palco para a aventura de Pintaroxo, uma rapariga que se vê impedida de cantar magia e é banida com o pai para o Pântano da Tristeza. Estamos perante uma obra genial de uma fantástica contadora de histórias que nos leva a viajar num mundo completamente original e sem paralelo.