As férias da Páscoa chegam mesmo no princípio deste mês e com elas, duas longas semanas de descanso para toda a gente que esteve a estudar sem parar desde o Natal.
As novidades editoriais deste mês não querem nada com a escola, nem cheiram a trabalhos de casa. São um grupo de livros exemplares que pretendem apenas e só promover a leitura literária, isto é, a leitura de coisas boas para rir e sonhar.
As sugestões da VISÃO Júnior estão organizadas em três faixas etárias que se adequam aos três ciclos do ensino básico. Contudo, estas dicas dependem sempre da fluência e da maturidade de quem vai ler.
Passe por estas páginas todas as semanas para conhecer as novidades e sugestões de literatura infantojuvenil que temos.
1.º Ciclo – dos 6 aos 10 anos
O MENINO COM FLORES NO CABELO
Jarvis (texto e ilustração)
Minutos de Leitura
Um dos lançamentos recentes mais relevantes. Antes de mais, e porque os olhos são os primeiros a devorar os livros, apresenta-se a nível estético como um regalo visual. Acima de tudo, as crianças desta faixa etária devem estar expostas à diversidade que o universo da ilustração nos dá, quer sejam desenhos consensuais, quer sejam viagens surreais pelo imaginário de diferentes mentes criadoras. Mas este livro não é só ilustração excelente, nada disso. Apresenta-nos uma personagem invulgar que, como nós, é diferente dos demais. A força das ações toma conta desta história onde a amizade é a chave para que as flores nunca desapareçam.
SUPER-BATATA
Sue Hendra e Paul Linnet (texto e ilustração)
Bertrand Editora
Se o livro anterior oferece aos leitores e leitoras uma leitura carregada de simbolismo e subjetividade, aqui temos uma batata com superpoderes que só quer salvar o supermercado duma supervilã! Os livros também são para rir, e se estamos na faixa etária dos primeiros leitores é fundamental provocar a leitura com temas desconcertantes como o de uma batata de supermercado que tem de lutar contra as maldades de uma personagem saída da secção dos ultracongelados. O brilhantismo deste livro vem do inusitado e do ritmo histriónico a que a história se desenvolve nos diferentes corredores de um espaço comercial.
2.º Ciclo – dos 10 aos 12 anos
ORGULHO E PRECONCEITO
Jane Austen (texto) e Gemma Barder (adaptação)
Porto Editora
Este não é um livro censurado: é um livro adaptado! Uma obra de uma coleção de clássicos de referência que a Porto Editora está a lançar para que os públicos infantojuvenis possam experimentar. Serão como que as portas de entrada para a leitura que se quer literária, e não apenas funcional. Neste Orgulho e Preconceito vamos conhecer a família Bennet cuja principal preocupação é a de casar, bem casadas, as herdeiras. Uma história de outro tempo que vai pôr o sangue a ferver de todos quantos quiserem descobrir o que era o amor há dois séculos, longe das redes sociais e dos romances por SMS.
UM DIA NA VIDA
Mike Barfield (texto) e Jess Bradley (ilustração)
Booksmile Editora
Nunca é tarde para descobrir o mundo. Nunca é tarde para metermos o nariz na vida da bicharada, da natureza e do mundo todo em geral. Nãoé um livro que inspira a bisbilhotice, é uma obra repleta de curiosidades que, o público desta faixa etária precisa de descobrir. Numa idade em que o telemóvel é como que uma extensão da mão, surge este livro que é um híbrido entre a enciclopédia e um livro de bizarrias que está na prateleira de baixo da biblioteca. Este livro traz o gozo de aprender e a alegria de descobrir o humor. Conhecer um dia na vida de um Pum, de um dragão-de-Komodo ou de um piolho é imprescindível para engordar a cultura geral de todos.
3.º Ciclo – dos 12 aos 15 anos
UMA AVENTURA PARA O FIM DAS FÉRIAS
Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada (texto)
Arlindo Fagundes (ilustração),
Caminho
Ao fim de 66 números, esta coleção continua a ser uma verdadeira aventura. As ideias de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada continuam surpreendentes e, neste novo número, a história cumpre o requisito principal: manter o nosso interesse e espírito de detetives bem vivos. Numa história acidentada, com raptos e resgates, ainda haverá espaço para um final feliz? Nunca desiludem, nem nunca nos deixam ficar mal. Ler a coleção desde o primeiro número é um exercício histórico que recomendo agora no princípio das férias.
ERA UMA VEZ O 25 DE ABRIL
José Fanha
Nuvem de Tinta
«O 25 de abril não foi assim há tanto tempo.» No mundo dos adultos, podemos dizer isto, mas os mais jovens leitores pensam que o dia em que Portugal virou a página ao fascismo e abraçou a liberdade foi no tempo dos dinossauros. Por isso, é importante ter alguém como Fanha a contar esta história, que é uma história verdadeira e que deve estar bem presente na memória coletiva dos portugueses e portuguesas, pois o fascismo está sempre à espreita sob a máscara do populismo que resolve os problemas do mundo. Nesta obra, José Fanha faz um percurso pela história do Portugal de então, sem poupar nos pormenores. Conta-nos como era a política, o ensino e a música, entre outros temas fundamentais. Um livro para ler, reler e partilhar na escola, em casa e em todo o lado.