A poucas semanas da Páscoa, e com uma interrupção letiva à porta, urge escolher livros que valham a pena para completarem os dias de férias dos mais novos. Com uma pandemia fechada no passado cronológico, o tempo voltou a passar depressa e as vidas a ser vividas à velocidade da luz. Ler serena a vida histriónica e estimula a imaginação.
Nas páginas de um livro, os nossos olhos repousam nas letras e nas ilustrações e fazem o potencial do nosso cérebro crescer. Passe por aqui todas as semanas para conhecer novidades e sugestões de literatura infantojuvenil.
NOTA: As sugestões da VISÃO Júnior estão organizadas em três faixas etárias que se adequam aos três ciclos do ensino básico. Contudo, estas dicas dependem sempre da fluência e da maturidade de quem vai ler.
1.º Ciclo – dos 6 aos 10 anos
CONFIA EM TI
Kobi Yamada (texto) e Elise Hurst (ilustração)
Zero a Oito Editora
Este é uma excelente novidade para a literatura infantil. O novo título de Kobi Yamada fala ao coração de todas as crianças cuja confiança anda em baixo de forma. Uma alegoria delicada que pretende mostrar a quem lê que tentar uma e outra vez faz parte do processo natural de aprendizagem. O treino aliado à dedicação e à tentativa vão dar os frutos mais inesperados. Um belíssimo livro que deve saltar da prateleira sempre que houver crises de confiança.
PAI, POSSO PERGUNTAR UMA COISA?
Catarina Araújo (texto) e Irene Freitas (ilustração)
Lilliput
Com o Dia do Pai à espreita, era inevitável destacar um livro como este – sobretudo quando o resultado final é uma divertida narrativa nas palavras de Catarina Araújo e no traço certeiro e bem-humorado de Irene Freitas. Todos os pais – bem como as mães – estão habituados a um bombardeamento de dúvidas e perguntas que assolam as crianças. Desde que chega a casa, Maria tem de arrumar as ideias e é com o pai que ela vai tratar do assunto. Uma história que chama a palco a importância de conversar em detrimento da vida em rede.
2.º Ciclo – dos 10 aos 12 anos
ARIOL: O CAVALEIRO CAVALO
Emmanuel Guibert (texto) e Marc Boutavant (ilustração)
Jacarandá Editora
Há já alguns anos que as bandas desenhadas começam a fazer um discreto regresso à literatura infantojuvenil. Ariol é um burro com histórias muito divertidas para contar. Num só livro, deparamos com várias histórias da vida deste burro para desvendar, da sua família hilariante e também dos seus amigos. Amigos esses vindos de todo o reino animal para animarem os dias de Ariol, como o simpático Ramono, o porco. As BD são excelentes motores da leitura autónoma, com textos curtos e pontuados de humor, como os deste livro, o segundo de uma coleção que promete muitas gargalhadas.
CHARLIE E O GRANDE ELEVADOR DE VIDRO
Roald Dahl (texto) e Quantin Blake (ilustração)
Oficina do Livro
Os livros de Roald Dahl já andam por aí há muitos anos e têm visto algumas reedições. É muito importante ler este autor para que as crianças e jovens percebam que o mundo dos livros e das histórias não tem de ser sempre cinzento ou realista. Roald Dahl com o seu sentido de humor e estilo provocador marcará para sempre a literatura e, nesta continuação da história de Charlie e Fábrica de Chocolate, dá continuidade às aventuras de Charlie Bucket na alucinante fábrica de Willy Wonka. Um autor com uma obra obrigatória.
3.º Ciclo – dos 12 aos 15 anos
SAMI, O RAPAZ QUE SOBREVIVEU A AUSCHWITZ
Walter Veltroni (texto)
Bertrand Editora
Ler sobre a nossa História é fundamental para que os erros não voltem a ser cometidos. Este livro contra a história de Sami, um rapazinho judeu que foge para a Grécia com a família, mas anos mais tarde vê-se obrigado a partir e é enviado para a Polónia, para um campo de concentração. Uma obra literária dura e verdadeira onde nada ficará por contar sobre a vida deste rapaz que sobreviveu a um dos maiores golpes que o fascismo perpetrou no século passado.
A HISTÓRIA DOS CAÇADORES DE TESOUROS
E. Nesbit (texto)
Minotauro Editora
Há mais de 100 anos viveu E. Nesbit, ou melhor Edith, uma escritora e poetisa de vanguarda que escrevia com o pseudónimo atrás referido. Foi uma inovadora no seu tempo e podemos até dizer que foi uma das primeiras autoras a escrever aventuras para crianças e jovens. Esta é a história de seis crianças que temem pela segurança financeira da família quando o pai adoece gravemente. Como as personagens principais desta aventura são crianças, o pragmatismo e a racionalidade dá voltas e reviravoltas inesperadas. Um texto emocionante e muito cativante que dificilmente não cativará a atenção de quem o ler.
Livros: as sugestões de fevereiro da VISÃO Júnior
Ninguém está preparado para as sugestões deste mês: venham descobri-las
Livros: Os melhores de 2022
Eis a lista dos títulos infantojuvenis que marcaram o ano. Uma boa ajuda para quem gosta de oferecer livros pelo Natal