Esta é a história de um rapaz e do seu pai que trabalha na recolha do lixo, conduzindo um grande camião. Um homem trabalhador com um olhar mágico capaz de transformar qualquer espelho rachado, planície ou sapato esquecido numa história de encantar.
Porque nem todos os pais são polícias, engenheiros ou médicos. Porque nem todos os pais são reis maquiavélicos, padrastos vilões ou ogres assustadores. Este é um homem com uma profissão tão importante como outras e, aliada a ela, uma vida repleta de experiências que lhe cativam a imaginação e que servem de inspiração para o filho que cresce rodeado de histórias.
Este livro viu nascer 500 exemplares numa modalidade bilingue, isto é, com a história escrita em duas línguas, lado a lado: uma em português e outra em ucraniano. Estes exemplares serão distribuídos pelas crianças de famílias ucranianas que procuraram refúgio no nosso país. Uma iniciativa do grupo editorial Leya que que pretende acolher da melhor forma estas pessoas que se viram obrigadas a deixar o seu país.
‘O Camião das Histórias’
Rosário Alçada Araújo (texto), Patrícia Furtado (ilustração) e Olesya Zaruma Biletska (tradução)
Editora: Edições ASA