As obras que lemos e selecionamos apresentam caraterísticas fundamentais para cativar a curiosidade de quem ainda há poucos anos começou a ler. São livros com a cadência narrativa certa, estruturadas em capítulos ou com histórias que queremos muito conhecer, mas ainda não sabíamos.
Cativar para a leitura no século XXI requer engenho e uma boa dose de resiliência. Exige a exploração meticulosa das prateleiras das livrarias e das bibliotecas e exige ler. Ler muito.
As sugestões da VISÃO Júnior estão organizadas em três faixas etárias que se adequam aos três ciclos do ensino básio. Contudo, estas dicas dependem sempre da fluência e da maturidade de quem vai ler. Passe por estas páginas todas as semanas para conhecer as novidades e sugestões de literatura infantojuvenil que temos.
1.º Ciclo – dos 6 aos 10 anos
DOS LÁPIS, COM MUITO AMOR
Drew Daywalt (texto) e Oliver Jeffers (ilustração)
Nuvem de Letras
Os lápis de cera mais conhecidos do mundo dos livros regressam com uma história às cores, sobre o amor. No mês mais romântico do ano, com o São Valentim à espreita, este livro traz consigo uma mensagem de igualdade e cor que vai certamente enriquecer a gama cromática das vidas de todos os que o descobrirem. O traço de Oliver Jeffers ajuda a dar vida a esta história de lápis de cera fofinhos que, desta vez, não estão revoltados.
QUANDO EU FOR GRANDE
Ella Bailey (texto e ilustração)
Orfeu Mini
Pequena, pequenina é a Rosa. Esta é a história de um pequeno dinossauro chamado Rosa. Mal nasce depara-se logo com um mundo enorme que a engole e a faz desejar ser grande. No mundo dos dinossauros onde tudo é gigante, Rosa esgueira-se por entre as pernas dos grandes répteis.
Num livro quase cinematográfico, com uma personagem rosada de olhos esbugalhados, acompanhamos a vida como ela é: cheia de percalços e desafios. A Rosa é um tiranossauro rex… Agora imaginem o resto! Um livro guloso impossível de parar de ler.
2.º Ciclo – dos 10 aos 12 anos
A LISTA DE COISAS QUE NUNCA VÃO MUDAR
Rebecca Stead (texto)
Booksmile
O pai e a mãe de Bea divorciaram-se, mas isso não significa que vão deixar de gostar um do outro ou da filha – nada disso. Ainda assim, Bea, no seu caderno verde, faz uma lista onde enumera todas as coisas que nunca vão mudar. Quando o pai anuncia que vai casar com o namorado, Bea fica feliz pois vai passar a ter uma nova irmã, mas muitas coisas podem vir a mudar. Será que a vida lhe reserva muitas alegrias?
MICHEL VAILLANT: PIKES PEAK
Denis Lapière (texto), Benjamin Benéteau e Vicent Dutreuil (ilustração)
Edições ASA
Este é o décimo fascículo desta coleção intemporal onde as competições automóveis estão em grande plano. Esta série de banda desenhada, que remonta à década de 1950, conta as aventuras de Michel, um extraordinário condutor que vai competir numa das pistas mais assombrosas do mundo, no Colorado. Uma BD empolgante com uma história emocionante, para acompanhar e descobrir mais sobre a família Vaillant.
3.º Ciclo – dos 12 aos 15 anos
AGORA
Morris Gleitzman (texto)
Fábula
Quando o pai e a mãe de Zelda partem para uma missão humanitária, a jovem fica entregue ao seu avô Félix. É assim que arranca esta história que já vem a ser contada há vários fascículos, desde a Segunda Grande Guerra, quando Félix era ainda um rapazito órfão a tentar sobreviver aos horrores desta batalha desumana. Hoje, na Austrália, as peripécias são outras e ele e a neta terão de se unir e superar mais um desafio que o mundo lhes colocará.
O DIÁRIO DE ANNE FRANK
Anne Frank (texto)
Livros do Brasil
A cumprir 75 anos desde o seu lançamento original, em 1947, este é um diário fundamental. Não é um livro para quem gosta de história, não é um livro para quem gosta deste estilo narrativo e não é um livro de meninas. O Diário de Anne Frank é um relato que toda a gente precisa conhecer, pois é um pedacinho de história. Anne tinha então 13 anos e, ao longo de perto de dois anos, escreveu um diário onde descreveu a sua vida num esconderijo em Amesterdão aquando da ocupação Nazi.