O sol fez, finalmente, as malas e deixou espaço para que a chuva, o vento e o frio venham fazer das suas. Se, até agora, os bancos da rua, as sombras dos jardins e a areia das praias serviam de refúgio aos leitores, agora temos os sofás das nossas salas, onde vivem as lareiras, os aquecedores e as mantas com borboto.
Este é um mês com propostas de leitura muito diversificadas, com autoras portuguesas consagrados que são de leitura obrigatória, passando por enciclopédias com ilustrações estonteantes e obras da literatura infantojuvenil internacional prodigiosas.
Toda a gente aprende a ler para isto mesmo: para pousar os olhos nas linhas de texto de um livro e viajar para fora dos mapas que conhecemos, de uma forma gratuita e eficaz, pois deixa memórias mais empolgantes do que qualquer aplicação digital, enquanto incrementa o léxico de quem lê.
1.º Ciclo – dos 6 aos 10 anos
OS ANIMAIS EXTINTOS MAIS INCRÍVEIS
Cristina Banfi (texto) e Rossella Trionfetti (ilustração)
Booksmile
As enciclopédias visuais estão cada vez mais ricas e diversificadas, com pormenores que saciam a curiosidade de toda a gente. Esta sugestão da Booksmile apresenta-nos um conjunto de animais que já não existem no nosso planeta. Uma leitura curiosa e gulosa, pois, quem lê, vai querer devorar mais uma e outra página. Um livro sobre criaturas que viveram num passado distante, mas que traz implicitamente uma revelação para o futuro: a de que o nosso mundo e os nossos hábitos podem levar à extinção de muitos animais.
O RATINHO MARINHEIRO
Luísa Ducla Soares (texto) e Francesca Pesci (ilustração)
Porto Editora
Largar tudo e entregar-se à vida de marinheiro é a ideia central desta reedição do livro de Luísa Ducla Soares, uma das vozes literárias mais fortes em Portugal. Uma autora incontornável, responsável por obras históricas e canónicas que acompanham o crescimento de todos os leitores, dentro e fora da escola. Quando um ratinho, pequeno, pequenino, deixa a sua toca para trás e se faz construtor de barcos e vira um valente grumete, temos uma aventura imperdível e cheia de reviravoltas empolgantes.
2.º Ciclo – dos 10 aos 12 anos
BETHANY E A BESTA
Jack Meggitt-Phillips (texto) e Isabelle Follath (ilustração)
Nuvem de Letras
No sotão de casa de Ebenezer Tweezer vive um monstro que é alimentado com as coisas mais sórdidas e incríveis. Lance esta dica de leitura e verá como a curiosidade dos mais novos se lança na leitura. Os livros com temas assustadores, em que o medo e o desconhecido pairam a cada página, são grandes promotores da leitura. Este é um livro atrevido mas muito divertido e, sobretudo, adequado aos leitores mais jovens. Falta falar de Bethany. Ela é a órfã que Ebenezer tem de engordar para o monstro comer: os dados estão lançados e tudo está alinhado para correr muito mal.
INITIUM MAGIA!
María J. Cuesta (texto)
A Esfera dos Livros
A magia existe e a prova disso são os truques salariais que todos fazemos mensalmente… Neste livro a magia também existe e quer dar-se a conhecer aos seus leitores. Este é mais um daqueles livros da classe de livros repletos de mistério e com um tema suficientemente distante para ser verdadeiramente apelativo. Com a última página virada, os leitores e leitoras já serão feiticeiros e feiticeiras com excelentes aptidões. Um livro divertido e muito curioso.
3.º Ciclo – dos 12 aos 15 anos
PÓNEI
R. J. Palacio (texto
Gailivro
Esta é a história de Silas, um rapaz de 12 anos que consegue ver e falar com fantasmas, como o seu melhor amigo Mittenwool. Esta emocionante aventura, que já por si é bastante cativante, torna-se ainda mais empolgante quando o pai se Silas é levado a meio da noite por três cavaleiros. Na manhã seguinte, e com a chegada de um dos póneis dos sequestradores, o rapaz parte em busca do pai com o amigo numa aventura de resiliência e bravura.
ESMERALDINA, A PEQUENA FANTASMA
Ledicia Costas(texto) e Susa Monteiro (ilustração)
Kalandraka
Ledicia Costas e Susa Monteiro apresentam-nos Esmeraldina, uma menina que vive de volta da sua avó na cozinha do Hotel Fantastique, o mais magnífico e sofisticado do Oeste Selvagem. Um livro que aborda o tema da morte, com algum humor e sabedoria. Um livro que também é um livro de receitas. Sim, porque Esmeraldina é uma personagem especial. Este livro tem o seu seguimento: não podem perder «Escarlatina, A Cozinheira-Cadáver», também da editora Kalandraka. Brilhantes!