Esta é a história de Júlia, mas podia ser a história de João ou de Sofia. Júlia tem muita energia, gosta de correr e de dizer disparates. Júlia tem o cabelo sempre desalinhado e o corpo carregado de arranhões. O pai e a mãe preocupam-se porque Júlia não se comporta como as outras meninas: não é delicada como uma flor, nem comedida.
Crescemos a acreditar que as cores têm género, que os brinquedos ou são de rapaz ou de rapariga, mas nunca ninguém olha com atenção para a nossa sombra, nem para aquilo que nos corre nas veias. Um dia Júlia reparou que tinha sombra de rapaz. Coisa bizarra, ter uma sombra que não se parece com aquela que nos disseram que temos.
Explora este livro com os olhos bem abertos, pois ele desenrola-se quase como se fosse um filme, onde as ilustrações gritam muito alto, talvez mais alto do que as palavras. Um livro poderoso e intenso sobre todos nós que passamos pela vida a tentar descobrir quem somos verdadeiramente, para além dos rótulos que nos vão agrafando ao longo dos anos.
A História de Júlia e da sua sombra e menino
Christian Bruel e Anne Bozellec
Editora: Orfeu Mini