Este é um livro em que as imagens falam por si e o silêncio nos dá arrepios. São ilustrações que falam mais alto do que todas as palavras que possamos gritar bem alto. Tu, eu e todas as outras pessoas que conhecemos.
Nele, sem uma única palavra, conta-se a história dos migrantes, uma narrativa muito atual que espelha milimetricamente o que se passa no nosso mundo, aqui tão perto, em Ceuta, um território autónomo espanhol, situado no norte de África. São aos milhares, as pessoas que fogem de países fustigados pelas doença, pela pobreza ou pela guerra que se aventuram pelo mar adentro em busca de um lar mais calmo, mais pacífico e mais seguro.
O mar é uma fronteira perigosa que separa continentes e países, e neste livro, os migrantes, seres de todas as espécies, enfrentam a natureza para escaparem de um mundo cinzentão e triste. E triste é a história dos que partem sem saberem exatamente para onde vão ou se terão uma casa quando chegarem ao seu destino.
É um livro que se lê como se vê um filme, para ver e rever uma e outra vez: as ilustrações merecem um olhar atento. E a narrativa também.
Migrantes
Issa Watanabe (texto e ilustração)
Editora: Orfeu Mini