Para realizarmos um bom trabalho fizemos uma pequena entrevista ao Professor Bibliotecário e consultámos o blog da biblioteca.
Ao longo da reportagem, iremos abordar vários temas para que passam ficar a conhecer melhor este espaço. Esperamos que façam bom proveito desta reportagem e que fiquem com vontade de conhecer melhor a biblioteca da vossa escola.
Breve história da biblioteca
A nossa biblioteca começou por funcionar em instalações provisórias em 1954, porque, apesar de já haver a ideia de construção desta escola, ela funcionava em instalações provisórias (no edifício do antigo Liceu) e a biblioteca funcionava num edifício ao lado. A escola começou a ser construída em 1957 e passou a funcionar nas suas próprias instalações em 1959.
Foi neste ano que a biblioteca se instalou no local onde ainda hoje funciona e servia os pouco mais de 500 alunos que a vieram inaugurar. Nessa altura, a escola chamava-se Escola Industrial e Comercial de Santo Tirso.
Mais tarde, o espaço original foi alargado para se anexar uma sala multimédia e em 2004/2005 entrou para a rede de bibliotecas escolares tendo sofrido obras de melhoramento.
O acervo da biblioteca
A biblioteca da ESTP tem um acervo muito variado. Contem 6500 livros e ao todo 8500 documentos. Os 2000 documentos não livros são constituídos por CD`s, CD`s áudio, CD`s rom, e filmes.
Também podemos saber as actualidades do país e do mundo através de revistas e jornais que são adquiridos regularmente.
No que diz respeito aos livros, eles destinam-se a diferentes fins: uns servem para leitura recreativa e os outros destinam-se a apoiar o estudo, podendo ser consultados na biblioteca ou ser requisitados para serem consultados em casa ou nas aulas.
Um espaço multifacetado
A biblioteca tem não só a função de facultar livros aos seus leitores, mas é também um espaço onde se pode estudar, pesquisar na internet, visionar filmes, ou usar os computadores para realizar trabalhos escolares.
Os seus três objectivos principais são apoiar os alunos nas actividades escolares, fomentar as actividades culturais e formar leitores.
Actualmente, este espaço tem inscritos como leitores (que fazem requisições domiciliárias) cerca de 230 alunos.
Um espaço com futuro
Como a nossa escola se encontra em obras de melhoramento e alargamento, a nova biblioteca promete: ocupará um espaço de 300m2, estará equipada com 16 computadores, terá um pequeno anfiteatro que poderá funcionar como auditório e espera-se que seja um espaço agradável e que estimule mais os alunos para a leitura.
Alunos do 8º A da Escola Secundária de Tomaz Pelayo
Professora Responsável: Fernanda Silva