Para ler trabalho completo Secundária José Régio de Vila do Conde clicar no
A nossa biblioteca é um lugar agradável para passar uns bons momentos de relaxe, lendo, vendo filmes ou para realizar trabalhos e fazer pesquisas. Todos os utentes conhecem as regras de funcionamento da biblioteca uma vez que, no início do ano lectivo, a Equipa Dinamizadora da Biblioteca criou uma actividade de recepção aos novos alunos.
A Francisca, aluna do 7º ano, explica-nos o que fazer quando entramos na Biblioteca da nossa escola, “logo à entrada, na chamada “zona de atendimento”, espaço luminoso e amplo, a D. Paula ou a D. Patrícia estão lá para nos receberem, aí devemos inscrever-nos e, se necessário, pedir ajuda na orientação das nossas necessidades”.
A Susana, colega de turma da Francisca, decidiu ocupar o seu tempo disponível de hoje a fazer um trabalho de pesquisa para a aula de Língua Portuguesa, sobre um poeta que ela aprecia muito, por isso, vai necessitar da internet. Dirige-se à “zona de atendimento” e apresenta o seu cartão de aluna para fazer a inscrição e indicar o número do computador que vai utilizar. Finalmente dirige-se para a “zona multimédia” e dá início à sua tarefa. No fim, como tem a tarde livre, aproveita para, na mesma “zona” ver o documentário sobre o aquecimento global, que a Equipa Dinamizadora da Biblioteca adquiriu e divulgou no seu último Boletim. Contudo, antes do seu visionamento, procura na estante onde estão todas as capas dos filmes da biblioteca e escolhe a capa do documentário pretendido. Em seguida, leva-a à D. Paula que a troca pelo DVD. Entretanto, a Susana convida o Irish e o Gonçalo, dois colegas, para o verem com ela, a Joana ficará de fora desta vez porque só podem estar três pessoas ao mesmo tempo nesta área da biblioteca e sempre com os auscultadores colocados.
A Joana esteve doente e aproveita o momento para passar os apontamentos da aula de História pela Francisca, por isso, instalam-se na “zona de trabalho” bem junto das estantes com os inúmeros livros repletos de saber. Ao lado, vários alunos do secundário consultam livros volumosos que deixam nos cestos, fixos às estantes, quando se vão embora.
Como o documentário que os colegas estão a ver é longo e a Joana já acabou de actualizar o seu caderno diário, procura na estante a sua obra preferida, Crepúsculo, e senta-se confortavelmente numa das poltronas perto da janela, na “zona de leitura informal”, deixando-se envolver pelos mistérios de Stephenie Meyer.
A Francisca, aproveita, também, a “zona de leitura informal”, para ler algumas revistas e jornais, com as notícias do dia.
A Semana da Leitura é um dos pontos culminantes da vida na biblioteca da Escola Secundária José Régio. Numa simples semana concentram-se diversas actividades e muitas preocupações e tarefas. Tudo corre mais depressa e o movimento parece não ter fim.
Nesta semana de 8 a 12 de Março, a Biblioteca organiza actividades, “pretendendo chegar a diversos e diferentes públicos”, como nos referiu a Dr.ª Fernanda Sampaio, coordenadora da Equipa da Biblioteca. A primeira actividade apresentada por esta equipa, “1001 livros para ler antes de morrer”, marcou um momento original e de grande interesse para aqueles que se divertem com as palavras.
Mas isto foi apenas o início, porque, e nas palavras da Dr.ª Fernanda, “esta semana tem como objectivo principal motivar e chamar a atenção da comunidade escolar para a importância da leitura”. Assim sendo, a “Hora do Conto” mostrou letras e sons diferentes, já que se leram contos em língua inglesa, francesa, espanhola e portuguesa. O “palco” da Biblioteca abriu-se para se assistir a uma representação teatral pelo curso profissional de fotografia.
A leitura é a palavra-chave nesta semana, por isso os representantes desta escola para a participação no Concurso Nacional de Leitura deslocaram-se ao Porto para a 2ª fase do referido concurso. Susana Moita, uma das alunas seleccionadas, adiantou que “foi uma experiência única, onde pudemos ter contacto com outros jovens leitores e apreciar uma biblioteca com uma dimensão diferente”. Joana, outra das concorrentes, acrescentou que foi “uma experiência incrível”.
Como os livros não têm idade, fez-se a “Feira do Livro Usado” que tem sempre o seu interesse, pois pôde-se adquirir livros em bom estado a preços acessíveis.
“Sob o Signo da Poesia” foi, sem dúvida, na opinião dos inúmeros participantes, o momento mais marcante e emocionado, pois o poeta Ivo Machado falou da sua experiência de vida e das suas vivências, sempre associadas à poesia e à leitura, lendo alguns dos seus poemas, para uma plateia muito ávida e atenta.
Nas palavras das duas funcionárias, D. Paula e D. Patrícia, esta semana foi muito “produtiva” e os alunos avaliaram-na como sendo “muito convidativa”, apresentando um leque bem diversificado de actividades para todos os gostos.
Reportagem elaborada por:
“Os Bibliovivaços”:Susana, Irish, Francisca, Joana, Gonçalo
Turma A; 7º ano; Escola Secundária José Régio de Vila do Conde
Professores: Custódia Lima e Daniel Ferreira