Menção Honrosa
A iniciativa Agora o Escritor És Tu!, da VISÃO Júnior, desafiou os alunos do 5.º ano a continuarem o livro Contos e Lendas de Portugal e do Mundo, de João Pedro Mésseder, e a desenharem uma nova capa.
A Gaita Milagrosa
Depois de se sentir curada, cheia de vida e energia, a mãe do juiz suplicou ao filho que contratasse o gaiteiro, pois, voltar para a cama era coisa que não lhe agradava.
Por essas alturas o tocador já tinha ido para o centro da vila tocar a sua gaita. As pessoas ao seu redor começaram a dançar e a pular, a louça da esplanada do café partiu–se, os cones de gelado racharam e outros danos foram causados. No entanto ninguém se importou com o facto, pois estavam todos muito felizes e animados.
O juiz chamou o seu secretário particular e ordenou-lhe:
– Vai à vila, encontra o gaiteiro e diz-lhe que tenho uma proposta para lhe fazer.
Saiu o secretário, apressadamente, à procura do pobre homem. Quando o encontrou disse-lhe:
– Acompanha-me! O Meritíssimo juiz quer falar contigo.
O gaiteiro ficou muito nervoso, pois pensou que o juiz tinha mudado de ideias e que o ia mandar prender e obrigá-lo a pagar os estragos provocados pela música da gaita.
Quando chegou à presença do magistrado, este propôs-lhe que continuasse a tocar, mediante justo pagamento, para a sua mãe não voltar a ficar doente. Ele aceitou de imediato, porque era uma boa proposta e também porque andava com pouco dinheiro.
Com o passar do tempo, a mãe do juiz acabou por ficar completamente curada, tornando-se ágil, alegre, e bem-disposta. Ela e o gaiteiro foram simpatizando um com o outro.
Ao comprovarem os efeitos milagrosos da gaita, que à medida que era tocada ficava cada vez mais melodiosa e poderosa nas suas curas, a mãe do juiz teve uma ideia e disse para o gaiteiro:
– Meu amigo, por que não levar a cura e a alegria a outras paragens?
O gaiteiro achou a ideia fantástica e viajar na companhia de uma amiga tão simpática e inteligente, poderia ser divertido e ao mesmo tempo nobre!
Fizeram-se os preparativos e partiram os dois numa aventura empolgante.
Por todos os lugares por onde passavam, as pessoas que estavam doentes e acamadas há muito tempo, ao ouvirem o som harmonioso da gaita, levantavam-se sem esforço, ganhando um novo ânimo e muita disposição para continuar a viver.
Ao longo do tempo a gaita foi passando de pais para filhos, geração após geração, até chegar aos nossos dias, transmitindo sempre a sua alegria e levando a cura por onde passava.
Assim, a notícia desta gaita milagrosa correu por esse mundo fora, indo de boca em boca e foi publicada nos jornais, revistas e até mesmo nas redes sociais.
Toda a gente ficou maravilhada com esta história insólita, até que um dia, um descendente do famoso gaiteiro, e atual dono da gaita, foi convidado a participar numa edição especial do programa da Oprah Winfrey, onde foram dados a conhecer ao mundo os poderes extraordinários daquele instrumento musical.
Nunca houve programa algum tão divertido e com maior êxito de audiências.