Trabalho Vencedor
Desta vez, os vencedores da iniciativa Agora o Escritor És Tu!, criaram histórias para continuar o livro Estranhões e Bizarrocos de José Eduardo Agualusa.
O peixinho que descobriu o mar
(continuação)
Assim que o Cristóbal mergulhou no mar, arrepiou-se todo porque a água do mar era muito mais fria que a água do aquário.
Cristóbal olhava para um lado e para o outro e não via nada. Começou a sentir-se perdido, mas de repente viu uma sombra grande e escura a aproximar-se. Tremendo de medo, começou a perceber que era um peixe enorme. Era um tubarão.
Ele fugiu e conseguiu esconder-se debaixo de uma estrela-do-mar.
O tubarão deixou de ver o Cristóbal e gritou:
– Peixinho! Eu não te faço mal! Acredita em mim!
Cristóbal apareceu a tremer de medo, mas depois de olhar para o tubarão, percebeu que ele não lhe ia fazer mal.
Cristóbal contou a sua história ao tubarão, que no fim ficou emocionado e disse-lhe:
– Cristóbal, eu vou-te mostrar as coisas maravilhosas que o mar tem, mas também todos os seus perigos.
Cristóbal viu furacões, peixes enormes e maus, no fundo do mar era muito escuro, mas também viu peixinhos do seu tamanho e da sua cor, viu rochas coloridas e barcos no fundo do mar. Acabada a visita junto do tubarão, Cristóbal pediu ao tubarão para o levar ao cimo do mar, ele queria ir ter com a sua família. Cristóbal pôs a sua cabecinha fora do mar, e lá estava o albatroz para o levar de volta ao aquário.
Depois de ter contado as suas aventuras aos peixinhos do aquário suspirou feliz e pensou : “Não há lugar melhor que a nossa casa!”