O sucesso da iniciativa é tal que, nos últimos quatro meses, foram abertos dois novos núcleos da Academia dos Champs (ADC) em Adroana (Cascais) e na Maia.
Fundada por António Champalimaud, em 2009, a ADC dá aulas de ténis a crianças e jovens de contextos sociais fragilizados, procurando incentivar a sua integração social, motivação e confiança.
Outurela (Oeiras), Trajouce (Cascais) e Bicesse (Estoril) compõem os cincos núcleos desta IPSS, que pretende chegar a outras zonas do país.
Inicialmente, a ADC procura locais com courts de ténis disponíveis e desenvolve parcerias com instituições sociais locais que possam, por exemplo, fazer a seleção dos alunos.
“São constantemente identificadas zonas em que o nosso projeto faria todo o sentido, mas nem sempre há a possibilidade de se reunirem todas as condições necessárias para um acompanhamento de qualidade. O envolvimento dos parceiros é crucial para a implementação do projeto em novas áreas do país. Tem sido essa vontade, por parte de todos os envolvidos nos nossos núcleos, que nos tem levado a superar, constantemente, os desafios”, afirma António Champalimaud, em comunicado.
A instituição conta com o apoio de marcas como a Sumol/Compal, Brisa, Lacoste e Babolat, entre outras. A Federação Portuguesa de Ténis, os municípios de Cascais, Oeiras e Maia também são parceiros do projeto.
Atualmente, a Academia dos Champs conta com mais de 100 jovens atletas.