Ao rematar, o marcador tem de decidir se vai chutar para a esquerda ou para a direita. E o guarda-redes tem de escolher atirar-se para um dos lados, mesmo sem saber de onde vem o remate. Esta escolha não é nada fácil, pois quem tomar a decisão certa ganha e quem fizer a escolha errada perde. Então, segundo os matemáticos, como devem os jogadores fazer as suas opções?
Geralmente, tanto o marcador como o guarda redes têm um lado mais forte, para o qual joga melhor. Só que nenhum deles pode escolher sempre o melhor lado pois, assim, o adversário saberia sempre como responder.
Portanto, para aumentar as possibilidades de ganhar o penálti – dizem os matemáticos – cada jogador deve chutar (ou defender a bola), de forma imprevisível, ou seja, umas vezes para o lado mais forte e outras para o mais fraco. E é isto mesmo que os futebolistas fazem. Sem o saberem, os jogadores de futebol são grandes especialistas em teorias matemáticas!
Adivinha o número de golos
- Pede a um amigo para pensar no número de golos que gostaria que a sua equipa marcasse no próximo jogo (diz-lhe que tem de ser entre 1 e 10) (Exemplo: 4)
- Diz-lhe que multiplique mentalmente esse número por 2 (Exemplo: 8)
- E que some 10 ao resultado (Exemplo: 18)
- Pede-lhe ainda que divida o resultado por 2 (Exemplo: 9)
- Pergunta-lhe qual o número que obteve e mentalmente subtrai 5 a esse número. O resultado da subtracção é o número que o teu amigo escolheu (Exemplo: 9 – 5 = 4)
- Surpreende-o adivinhando o número!
Explicação: Ao dividires por 2 e subtraíres por 5 (5 = 10:2) anulas as operações iniciais e voltas ao número original
Este artigo foi originalmente publicado na VISÃO Júnior nº 60