Este ano foi grandioso para a literatura, sobretudo para a infantojuvenil, pois surgiram títulos excelentes tanto nacionais como internacionais. Com o Natal à porta, as sugestões que aqui lhe deixamos serão presentes de sucesso pois contam histórias divertidas, informam ou dão-nos a mão e levam-nos em aventuras emocionantes.
As sugestões da VISÃO Júnior estão organizadas em três faixas etárias que se adequam aos três ciclos do ensino básico. Contudo, dependem sempre da fluência e da maturidade de quem vai ler. Passe por aqui todas as semanas para conhecer as novidades e sugestões de literatura infantojuvenil que temos para si.
1.º Ciclo – dos 6 aos 10 anos
O CARACOL E OS TREVOS
António Mota (texto) e Ricardo Ladeira (ilustração)
Editora ASA
Esta é a história de um caracol igual a tantos outros caracóis. Ele é pequenino, fraquinho e muito frágil. E não, esta não é a história de um caracol que foi pisado ou que foi comido com molho. António Mota e Ricardo Ladeira trazem-nos uma história sobre a amizade e o poder da persistência que tem tudo para se tornar um conto emblemático da literatura infantil. E esta é uma história longa, que nos leva através de vários meses, até anos! Sim, porque na vida dos caracóis tudo é tão lento que até parece que leva anos a acontecer.
O SEGREDO DA FELICIDADE
Luísa Ducla Soares (texto) e Cátia Vidinhas (ilustração)
Editora Livros Horizonte
A felicidade encerra em si muitos segredos. Para uns é comer pão com marmelada, para outros é acordar cedo e ir ver desenhos animados para o sofá! Nesta história de Luísa Ducla Soares temos um rei muito infeliz, que se farta de chorar. Com uma narrativa muito bem arquitetada, não fosse a autora um prodígio da escrita, percebemos que a sabedoria popular aparece a cada página para nos levar através deste conto hilariante. Cátia Vidinhas dá forma a esta história com muita criatividade e toda a emoção que a história merece, mas vai mais longe. O movimento conferido às ilustrações é soberbo e quase nos fazem ondular com as lágrimas deste rei tristonho.
PIOLHA
Rémi Courgeon (texto e ilustração), Editora Orfeu Negro
Uma menina num mundo de meninos: este é o ponto de partida desta história que nos apresenta Pavlina, a filha de um motorista de táxi com três irmãos mais velhos, brutos e ruidosos. Ela é uma miúda frágil? Sim. Ela é uma miúda de fibra? Claro que sim. Longe das princesas desamparadas que a Disney inventou e das bonecas de plástico com vidas idílicas, Pavlina – ou Piolha – trata de encontrar o seu lugar no mundo e vai à luta, literalmente. Ela é uma pianista que luta boxe. Esta é uma história real, divertida e com ilustrações extraordinárias que, a cada página, nos piscam o olho com humor.
TODOS CONTAM
Kristin Roskifte (texto e ilustração)
Editora Lilliput
A Matemática não mete medo a ninguém. Nós precisamos de lógica para aprender, e, neste livro, que mais parece o Instituto Nacional de Estatística, vamos percorrer a numeração e descobrir que, afinal, toda a gente conta. E que todas as a pessoas têm um lugar no mundo com todas as suas diferenças e semelhanças, na cor, no género, na religião… Este livro-jogo promete e entrega horas de leituras divertidas, repletas de descobertas, com soluções e tudo!
2.º Ciclo – dos 10 aos 12 anos
OLHO DE LINCE
Álvaro Magalhães (texto) e David Pintor (ilustração)
Porto Editora
Se dúvidas havia de que Álvaro Magalhães era um dos nossos melhores escritores, com os novíssimos livros publicados na coleção Passagem Secreta, essas dúvidas desapareceram. Nesta história ficamos a conhecer a família Malapata, um grupo de personagens bafejadas pelo azar absoluto. Algo que já faz parte da sua história, desde que uma bruxa lhes lançou um feitiço há muitos, muitos anos. Mas se agora são azarados, em tempos, com a ajuda de um amuleto, eram muito sortudos! Este livro é viciante e impossível de largar: é um clássico instantâneo.
DIÁRIO DE UMA MIÚDA COMO TU: APARECEU!
Maria Inês Almeida (texto) e Manel Cruz (ilustração)
Editora Nuvem de Letras
Francisca é aquela menina que toda a gente conhece. Foi nossa colega na escola e tinha sempre algum argumento sobre todo e qualquer assunto. Os diários de Maria Inês Almeida são uma leitura eficaz para quem gosta de conhecer personagens a fundo e, no fundo, empatizar com elas. Neste título, a autora aborda o tema da menstruação e isso é relevante, já que dá à protagonista a humanidade que tanto procuramos nas personagens das histórias de que mais gostamos. E também há piolhos… Muitos piolhos!
UM DIA NA VIDA DE UMA IMPERATRIZ, UM INVENTOR E OUTRAS HISTÓRIAS INCRÍVEIS
Mike Barfield (texto) e Jess Bradley (ilustração)
Editora Booksmile
Tantas perguntas sem resposta. Tantas dúvidas sem solução! Este livro promete e cumpre acabar com todas. Vencedor do prémio Melhor Livro sobre Conhecimento, atribuído pelos prémios literários Blue Peter, da BBC. Esta enciclopédia barra novela gráfica barra compêndio troca por miúdos muitos temas da História e dos seus protagonistas. Página a página, ficamos a saber como vivia um filósofo em tempos que já lá vão. Ou até um gladiador. Do passado ao futuro, tudo em 127 páginas muito interessantes.
TUDO O QUE DESCOBRIMOS NAQUELE VERÃO
Gayle Forman
Editorial Presença
Uma verdade indiscutível é a de que viver nos anos 80 foi, é e será sempre uma experiência histórica de que ninguém que por lá andou se vai esquecer. Este livro é uma homenagem aos idos anos 80 e à vida dessa época marcante. A história passa-se em 1987, ao longo de um verão que parece cheirar a latinhas de Nivea e a Sumol de ananás. Vamos ficar a conhecer uma rapariga chamada Beatrice – Bug para as amizades próximas – e um rapazito chamado Frankie. No meio de umas férias aborrecidas, vão nascer novas amizades.
3.º Ciclo – dos 12 aos 15 anos
A BOLSA AMARELA
Lygia Bojunga (texto) e Marie Louise Nery (ilustração)
Editora Tinta da China
A Tinta da China ofereceu-nos um presente de Natal este ano, mas é uma prenda que já estamos a desembrulhar desde o verão, com o lançamento desta coleção de ícones da literatura infantojuvenil brasileira, chamada Pereré. Este, em particular, é um lançamento necessário e fundamental para quem gosta de ler. Da premiada autora Lygia Bojunga, relata a história de uma rapariga que vive com três grandes questões para resolver. Serão essas ânsias que servirão de motor para este conto nascido no tempo da ditatura militar brasileira.
A GUERRA DOS MUNDOS
H. G. Wells, Philippe Chanoinat (texto) e Alain Zibel (ilustração)
Editora Levoir
Os clássicos da literatura em banda desenhada que a editora Levoir tem vindo a lançar ao longo dos últimos anos merecem a nossa incondicional atenção. As artistas e os ilustradores selecionados para as desenharem são sempre extraordinários e o resultado está à vista. Este ano recebemos esta história que é um clássico do final do século XIX, que foi escrito com tal emoção e criatividade que poderia ter sido escrito ontem. A adaptação para BD desta obra de H.G. Wells esteve nas mãos de Philippe Chanoinat, que fez um trabalho brilhante de escrita e do ilustrador francês, Alain Zibel que o acompanhou de forma genial.
A LADRA QUE CANTAVA TEMPESTADES
Sophie Anderson (texto) e Joanna Lisowiee (ilustração)
Editora Minotauro
Os livros fantasiosos são indispensáveis para a formação de públicos leitores. Uns vão gostar, outros vão detestar, mas a experiência leitora tem de ser vivenciada para se descobrirem novas narrativas. Vamos largar Portugal e as suas trevas e seguimos até à ilha ficcional de Moróvia! Este local, com a forma de um coração partido, é palco para a aventura de Pintaroxo, uma rapariga que se vê impedida de cantar magia e é banida com o pai para o Pântano da Tristeza. Estamos perante uma obra genial de uma fantástica contadora de histórias que nos leva a viajar num mundo completamente original e sem paralelo.
O LIVRO DOS SONHOS ROUBADOS
David Farr (texto)
Editora Oficina do Livro
Gostar de livros é inato. Lá dentro estão segredos e toda a gente gosta de saber um bom segredo. Este é um livro sobre livros e sobre gente que gosta de livros: eis o ponto de partida para uma história que vai envolver os irmãos Rachel e Robert numa perigosa aventura que os vai levar a roubar um livro que toda a gente deseja. Uma história sobre a força e a coragem de uma família, que tem tudo para se tornar um clássico graças à imaginação, ao enredo e ao sentido de humor que David Farr introduz em cada capítulo.