Em fevereiro, as editoras trouxeram-nos novidades literárias extraordinárias, sobretudo do ponto de vista da criatividade. São seis histórias poderosas e repletas de paixão, todas com um ponto em comum: os laços que criamos com mundo e com aqueles que nos rodeiam. Com uma valente dose de imaginação, estes livros vão cativar a atenção de todos os que gostam de ler, mas, sobretudo, daqueles que se aventuram pelo mundo dos livros com hesitação.
NOTA: As sugestões da VISÃO Júnior estão organizadas em três faixas etárias que se adequam aos três ciclos do ensino básico. Contudo, estas dicas dependem sempre da fluência e da maturidade de quem vai ler. Passe por estas páginas todas as semanas para conhecer as novidades e sugestões de literatura infantojuvenil que temos.
1.º Ciclo – dos 6 aos 10 anos
O AMOR CRESCE EM TODA A PARTE
Barry Timms (texto) e Tisha Lee (ilustração)
Fábula Editora
As temáticas relacionadas com as emoções são fundamentais e este livro aborda o tema combinando o mundo da natureza com o mundo dos sentimentos de uma forma muito engenhosa. Esta é a história de uma família que se dedica ao cultivo (a analogia perfeita para se falar do fazer crescer os sentimentos) de coisas invisíveis, mas que se podem ser tornar visíveis e muito valiosas para toda a gente.
MUDAR COMEÇA POR NÓS
Sophie Beer
Lilliput
É evidente que o mundo precisa de ajuda e é cada vez mais importante falarmos disso. Neste livro vamos aprender a poupar água, a multiplicar o mundo vegetal e a tratar dos resíduos, com o peso da urgência de promover ações simples, mas eficazes, para que aos poucos o planeta consiga respirar de alívio. Com ilustrações apelativas e um texto muito direto, este será um livro para ler e reler em casa e um pouco por todo o lado.
2.º Ciclo – dos 10 aos 12 anos
DIÁRIO DE UMA MIÚDA COMO TU: CASA DO PAI, CASA DA MÃE
Maria Inês Almeida (texto) e Manel Cruz (ilustração)
Nuvem de Letras
Está na hora de voltarmos a meter o bedelho na vida da miúda mais interessante dos últimos tempos. A Francisca já nos habituou ao seu quotidiano tresloucado e repleto de peripécias divertidas, mas agora chegou a altura de viver algo bem real: o pai e a mãe vão divorciar-se. Lidar com uma reviravolta deste género nem sempre é fácil e a verdade é que esta miúda vai aprender muito sobre a sua relação com a família e sobretudo com o irmão. É já o décimo diário, e a verdade verdadeira é que esta miúda não para de nos surpreender, quer pela sua história, quer por aquilo que ela representa: uma aluna do 6.º ano que temos visto crescer ao longo dos últimos anos.
AVOZINHA GÂNGSTER ATACA DE NOVO
David Walliams (texto) e Tony Ross (ilustração)
Porto Editora
É, provavelmente, um dos livros mais icónicos de David Walliams e está de regresso com uma sequela de que ninguém estava à espera, sobretudo depois do triste desfecho da primeira aventura da Avozinha Gângster. Nesta segunda história sobre crimes e velhotas, voltam a surgir mistérios em redor de diversos assaltos e tudo aponta para a Gata Preta. Mas como será isso possível? Um livro com uma escrita divertida e irresistível para quem gosta de ler aventuras improváveis com personagens insólitas.
3.º Ciclo – dos 12 aos 15 anos
STARDUST
Neil Gaiman
Presença
Na literatura juvenil temos um grupo de autores incontornáveis e Neil Gaiman é um deles. Capaz de criar histórias absolutamente fabulosas, com uma imaginação cativante, a obra deste autor é fundamental para quem está a aprender a gostar de ler bons livros. Nesta reedição podemos descobrir uma história mágica sobre um rapaz que parte numa aventura em busca de uma estrela que caiu do céu. Um conto fantástico que mistura a realidade com a magia com grande engenho.
O LIVRO DOS SONHOS ROUBADOS
David Farr
Oficina do Livro
Um livro sobre livros e sobre gente que gosta de livros: eis o ponto de partida para uma história que vai envolver Rachel e Robert, irmã e irmão, numa perigosa aventura que os vai levar a roubar um livro que toda a gente deseja. Um livro sobre a força de uma família e a coragem, que tem tudo para se tornar um clássico graças à imaginação, ao enredo e ao sentido de humor que Davd Farr introduz em cada capítulo.