Depois de contados os milhares de votos que chegaram de mais de 85 países (e tu, chegaste a votar na tua foto preferida?), o grande vencedor de 2022 está encontrado. Trata-se de um jovem leão… a dar um grande trambolhão.
A autora da fotografia vencedora chamou-lhe ‘Reflexos não muito felinos’, já que não é habitual ver estes animais, famosos pelos seus reflexos rápidos, caírem tão atrapalhadamente.
Jennifer explica que a foto foi tirada no Serenguéti, na Tanzânia (África), e retrata o momento em que uma cria de leão com cerca de 3 meses tenta descer de uma árvore… mas não lhe corre muito bem. “Provavelmente, foi a primeira vez que subiu a uma árvore, e decidiu arriscar”, conta.
Outros vencedores
A foto mais votada pelo público também é da autoria de Jennifer Hadley, e chama-se “Fala para a barbatana”, em que um pinguim parece dizer que não tem vontade de o ouvir.
Na categoria ‘Criaturas do Ar’, a imagem vencedora pertence a Jean Jacques Alcalay, em que vemos um hipopótamo que parece pronto para abocanhar uma garça distraída. No entanto, o fotógrafo explicou que o hipopótamos estava apenas a bocejar e não tinha intenção de atacar a ave.
Na categoria ‘Debaixo de Água’, o vencedor foi um divertido peixe-porco que parece mesmo estar a sorrir para a câmara do fotógrafo, Arturo Telle Thiemann. Até parece que o ouvimos dizer “Cheeeese!”.
Na categoria Júnior, quem arrecadou o prémio foi um jovem fotógrafo indiano de 15 anos. Arshdeep Singh conseguiu captar o momento em que uma coruja, dentro de um cano, pisca o olho para a foto.
Na categoria Amazing Internet Portfolio (que quer dizer Fantástico Porfólio de Internet), o prémio foi para Jia Chen, que capturou 4 imagens fantásticas de um falcão a jogar futebol com uma pinha, muito divertido, no Alasca. Seria já a pensar no Mundial do Catar?
Podes ver todas as fotografias vencedoras na fotogaleria, em cima.