Em 1959, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração dos Direitos das Crianças e, anos mais tarde, em 1989, adotou a Convenção dos Direitos das Crianças. Desde então, a 20 de novembro, data em que ambos os documentos foram adotados, passou a celebrar-se nesse dia o Dia Universal dos Direitos das Crianças.
Este mês, sugerimos a leitura de livros imbuídos do espírito da Declaração e da Convenção, e que pretendem cimentar os direitos que devem estar ao alcance de todos os meninos e meninas do Planeta. Uma seleção de obras que ajudam a fomentar a tolerância, a liberdade, a segurança, a igualdade e a amizade.
As sugestões da VISÃO Júnior estão organizadas em três faixas etárias que se adequam aos três ciclos do ensino básio. Contudo, estas dicas dependem sempre da fluência e da maturidade de quem vai ler. Passe por aqui todas as semanas para conhecer as novidades e sugestões de literatura infantojuvenil que lhe trazemos.
1.º ciclo – dos 6 aos 10 anos
TU E EU E TODOS
Marcos Farina (texto e ilustração)
Orfeu Mini
As diferenças que existem de pessoa para pessoa fazem de nós seres únicos e é essa individualidade que nos torna incríveis. Este é um livro que aborda o tema da igualdade e da diferença de uma forma muito perspicaz, esclarecendo o leitor sobre as singularidades que dão cor e alegria à vida que vivemos ao lado dos outros.
SE ALGUM DIA VIERES À TERRA
Sophie Blackall (texto e ilustração)
Editora Fábula
A autora deste livro conta, com genialidade e imaginação, tudo sobre o nosso Planeta a um hipotético viajante espacial que nos vem visitar. Um ponto de partida muito criativo, pois explicar aquilo que somos a quem nos desconhece é fundamental. Este é um livro que vai dar a conhecer o nosso mundo com todas as suas diferenças e qualidades que qualquer turista intergaláctico precisa saber.
2.º ciclo – dos 10 aos 12 anos
CARTA AOS LÍDERES DO MUNDO
Maria Inês Almeida, Flávia Lins e Silva (texto) e Fabio Miraglia (ilustração)
Porto Editora
Com o mundo num rebuliço, é hora de fazer saber aos líderes mundiais que, caso não mudem as estratégias de governação, o Planeta está tramado! Neste livro, que se lê como uma carta, temos o apelo de Sofia, uma menina de 12 anos, que sente o seu futuro comprometido aqui na Terra. Um texto com uma voz muito forte e com uma mensagem verdadeiramente poderosa.
ASSIM COMO TU
Raquel Salgueiro (texto) e Jorge Margarido (ilustração)
Publicações Dom Quixote/Pingo Doce
Vamos conhecer uma menina como tantas outras. Chama-se Antónia e este livro conta a sua história desde que nasceu, pontuada de peripécias, numa vida que é em tudo semelhante à de toda a gente quando está a crescer. Temas como a igualdade, as emoções e a tolerância vão moldando esta história à medida que vemos Antónia a crescer à frente dos nossos olhos.
3.º Ciclo – dos 12 aos 15 anos
SOMOS OS 99%
Marc Graño, Gonzalo Fanjul (texto) e ED (ilustração)
Nuvem de Tinta
Esta é uma obra incontornável da literatura recente. Conta-nos a história de cinco jovens que vivem em cinco partes do mundo. Não se conhecem, mas são pessoas sensíveis àquilo que as rodeia: a desigualdade. Algo que limita e condiciona as vidas da maioria das pessoas do mundo e que afeta o acesso à educação, à alimentação e até à saúde. Um livro tocante e cativante para ler e reler.
O RAPAZ AO FUNDO DA SALA
Onjali Q. Raúf
Editora Booksmile
Toda a gente tem uma história, mas a de Ahmet é a de alguém que teve de fugir de uma guerra para um país que não é o seu, mas onde os seus direitos podem ser garantidos. Ver o mundo através dos olhos do outro é fundamental, sobretudo quando falamos de crianças refugiadas, como a personagem principal desta história. Um livro sobre a amizade e sobre a empatia, importantes para fomentar o sentido de comunidade.
Livros: as sugestões de outubro da VISÃO Júnior
Ninguém está preparado para as estas sugestões. Venham descobri-las!
Sugestão da semana: ‘Há um Fantasma Nesta Casa’
Cuidado, muito cuidado: este livro traz consigo revelações assustadoras e um ou outro fantasma