Chegou o verão e com ele as merecidas férias! O tempo livre das férias é para aproveitar e nada melhor do que descobrir alguns livros que podem ser a companhia perfeita para viagens ou tardes de preguiça no sofá. Os livros não gastam eletricidade, não fazem mal aos olhos e ativam a criação de novas células nervosas com tudo aquilo que nos ensinam – há coisa melhor do que isto? Claro que não!
Organizamos as sugestões da VISÃO Júnior em três faixas etárias. Contudo, estas dicas dependem sempre da fluência e da maturidade de quem vai ler. Passe por estas páginas todas as semanas para conhecer as novidades e sugestões de literatura infantojuvenil que temos para si.
Dos 6 aos 10 anos
PEPINO E O JOGO DAS ESTÁTUAS – VOLUME 2
M. S. D’Oliveira Martins (texto) e Rui Ricardo (ilustração)
Livros Horizonte
Esta é a mais recente aventura do menino com o melhor nome da literatura! Um nome clássico que a autora recuperou para esta personagem tão cativante. Uma leitura inteligente com uma linguagem destemida, que nos conta uma história passada ao longo de umas férias onde estátuas misteriosas parecem ganhar vida durante a noite.
ANNA KADABRA – UM MONSTRO NA BANHEIRA
Pedro Mañas (texto) e David Sierra Listón (ilustração)
Oficina do Livro
Anna é uma bruxa e a heroína desta coleção. Parece estranho uma bruxa ser heroína de alguma coisa mas, nestas histórias, é ela quem toma as rédeas das aventuras. No terceiro volume, com a chegada do calor, Anna vai para o pântano relaxar com os amigos, contudo, são surpreendidos por algo monstruoso.
Dos 10 aos 12 anos
MEGAMONSTRO
David Walliams (texto) e Tony Ross (ilustração)
Porto Editora
O autor David Walliams tornou-se absolutamente incontornável quando falamos de literatura infantojuvenil. Vive entre a criatividade genial de Roald Dahl e a perícia narrativa de Enid Blyton, algo que torna as suas histórias hilariantes e muitíssimo cativantes. Monstros, ilhas vulcânicas, mares carregados de tubarões e uma personagem chamada Dra. Dotôra, são dicas suficientes para transformarem este livro num dos melhores do ano.
O LEÃO POR CIMA DA PORTA
Onjali Q. Raúf (texto) e Pippa Curnick (ilustração)
Booksmile
É cada vez mais importante que livros como este façam parte da biblioteca que vamos construindo na nossa memória. Este retrata o racismo e a xenofobia na perfeição, bem como a forma como Leo de Singapura e Sangeeta da Índia vivem estes problemas tão comuns e enraizados na cultura do Ocidente. Uma aventura valente sobre a história do mundo.
Dos 12 aos 15 anos
STRANGER THINGS – MAX, A FUGITIVA
Brenna Yovanoff (texto)
Nuvem de Tinta
Certamente que já ouviu falar de Kate Bush e do seu regresso aos tops com «Runing Up That Hill (A Deal With God)». A música marcou os anos 80, mas, graças a Stranger Things, voltou a ser ouvida e tornou-se um sucesso ainda maior do que no seu tempo. Este livro conta a história de Max – uma das personagens mais cativante da série da Netflix -, para quem o tema é muito importante. Eles vão devorar estas páginas.
O DIÁRIO DE ANNE FRANK – EDIÇÃO ESPECIAL
Anne Frank (texto)
Livros do Brasil
A celebrar os 75 anos da publicação original, trata-se de uma nova edição de um dos livros mais lidos no mundo. Este diário, porém, traz consigo algumas surpresas que o tornam num tesouro ainda maior. Uma leitura muito cativante que conta um dos momentos mais trágicos do século XX, nas palavras de uma adolescente judia. Uma edição com registos fotográficos muito interessantes da família Frank.
O seu filho já leu ou quer ler algum destes livros? Sugira-lhe que nos escreva a dar a sua opinião. Não se esqueça de nos dizer o nome, a idade, onde vive, e pode também enviar uma foto.
Pode escrever por e-mail para vjunior@visao.pt