Com a primavera cheia de força, as aulas ainda têm muito para dar mas os fins de semana têm várias horas que podem, e devem, ser aproveitadas para relaxarmos a vista nas palavras de livros fantásticos como os que sugerimos este mês. Estão de volta títulos que já contam com vários fascículos entre outros livros que merecem toda a nossa atenção.
As sugestões da VISÃO Júnior estão organizadas em três faixas etárias que se adequam aos três ciclos do ensino básio. Contudo, estas dicas dependem sempre da fluência e da maturidade de quem vai ler. Passe por estas páginas todas as semanas para conhecer as novidades e sugestões de literatura infantojuvenil que temos.
1.º Ciclo – dos 6 aos 10 anos
A MINHA FAMÍLIA
António Mota (texto), David Penela (ilustração)
Edições Asa
António Mota é um autor incontornável da literatura infantojuvenil. A sua obra é extraordinária e merece toda a nossa atenção. Este novo livro aborda a noção de família e que significado tem esta palavra para cada pessoa que a lê ou pensa nela.
O BILHETE
Pilar Serrano Burgos (texto), Daniel Montero Galán (ilustração)
Kalandraka
Um bilhete, que passa de mão em mão, nunca sabemos ao certo onde vai parar. A verdade é esta. Neste livro, com um formato muito peculiar, vamos correr com a vista atrás de um bilhete que viaja pelas mãos das pessoas de um bairro. Uma obra de arte importante e um livro muito apelativo cheio de pormenores que alimentarão a atenção.
2.º Ciclo – dos 10 aos 12 anos
DIÁRIO DE UMA MIÚDA COMO TU 9 – A SÉRIO?!
Maria Inês Almeida (texto) e Manel Cruz (ilustração)
Nuvem de Letras
Este já é o nono diário da Francisca e as histórias desta miúda estão longe de estarem a acabar. Atualmente, uma das coleções de diários mais procuradas tanto por rapazes curiosos como por meninas perspicazes que querem saber mais sobre a vida desta jovem bem portuguesa cheia de genica e garra para mudar o mundo!
O ESTRANHÃO – LIVRO 15
Álvaro Magalhães (texto) e Carlos J. Campos (ilustração)
Porto Editora
Fred está de volta para uma nova história que andará à volta de uma máquina de fazer estúpidos e não só. Esta personagem, criada por Álvaro Magalhães, continua a ser um dos rapazinhos mais cómicos e menos convencionais da literatura infantojuvenil nacional. Uma história com baratas, muito exercício físico e Greta Thunberg, numa aparição especial.
3.º Ciclo – dos 12 aos 15 anos
OS REIS DO MAR
David Machado (texto), Editorial Caminho
Façam um registo mental: este livro é imperdível. Talvez um dos livros mais importantes a ser publicado este ano. David Machado já nos habituou à histórias brilhantes e esta não é exceção. Depois de Não Te Afastes, chega-nos a segunda obra de uma trilogia. Um belíssimo livro onde o tempo e a idade jogam numa narrativa muito cativante.
O FILHO DA FEITICEIRA
Kelly Barnhill
Editora Minotauro
O medo e o desconhecido serão sempre os melhores amigos da curiosidade. Algo assustador como uma feiticeira cativará sempre os leitores incautos e a bisbilhotice lusitana. Esta é a história de Ned, um rapaz que teve um gémeo e que por acaso tem uma mãe que é feiticeira. Uma premissa empolgante e provocante que atiça a vontade de ler.