Até há poucos anos, outubro era um daqueles meses de recolhimento, em que começava a chover e ninguém tinha grande vontade de largar o sofá. Devido à pandemia, que nos obrigou a confinamentos forçados, a vontade agora é de sair sempre que possível e recuperar o tempo perdido. Mas será que foi mesmo perdido? Agora conhecemos os cantos todos à casa, como nunca! Fizemos reparações, arrumámos em família e até fizemos pão… ou não! E ficámos a conhecer-nos a todos melhor – para o bem ou para o menos bem.
Agora, quando pensar no próximo livro que quer oferecer aos mais jovens aí de casa, certamente que já conhecerá um pouco mais as suas preferências. Está mais por dentro daquilo que andaram a aprender através das intermináveis aulas à distância e vivenciou de perto um crescimento que até agora fazia parte da esfera escolar.
As sugestões VISÃO Júnior para o mês de outubro estão organizadas em três faixas etárias que integram os três ciclos de ensino. São sugestões que pedem uma leitura prévia para que possam mediar e introduzir temas antigos ou novos junto dos jovens leitores.
1.º Ciclo – dos 6 aos 10 anos
OS CINCO MAIS FEIOSOS
JuliaDonaldson (texto) e Axel Scheffler(ilustração)
Editora: Jacarandá
A natureza está repleta de bichos, bichinhos e bicharocos de todos os tamanhos, formas e cores. Este livro conta a história dos cinco mais feios de todos! Mas quem é que decidiu que este grupo era o quinteto mais feioso? Um conto divertido que põe em causa os padrões de beleza e que relativiza a importância que hoje damos ao bonito e ao feio.
O MUNDO CÁ DENTRO
Deborah Underwood (texto) e Cindy Derby (ilustração)
Editora: Orfeu Mini
Com uma ilustração de perder o fôlego, esta obra de Cindy Derby é um diálogo interior e exterior com o mundo que nos rodeia. Um mundo que toca as nossas vidas e as faz crescer, como cresce uma árvore no jardim ou uma flor num canteiro. A Natureza veste-nos, alimenta-nos, dá-nos carinho… Um livro poético e cheio de intensidade que deixará qualquer leitor ou leitora mais alerta para o mundo que à sua volta.
2.º Ciclo – dos 10 aos 12 anos
DIÁRIO DE UMA MIÚDA COMO TU: ACORDA, FRANCISCA!
Maria Inês Almeida (texto) e Manel Cruz (ilustração)
Editora: Nuvem de Letras
Nós estamos todos de regresso às aulas. Nada como ler mais algumas páginas do novo diário da Francisca que foi para a praia. Esta menina, que é muito parecida com os miúdos aí de casa, vai uns dias de férias com os primos e primas para casa do avô e da avó. Uma quinzena cheia de aventuras que a vão fazer crescer e aprender a lidar com paixonetas e mal-entendidos. Será que ela está preparada para a surpresa que o pai e a mãe lhe vão preparar, aquando do seu regresso?
OLHA PARA OS DOIS LADOS
Jason Reynolds
Editora: Fábula
Acabou de chegar o novo livro de Jason Reynolds à Coleção Estrelas da Literatura Juvenil da Fábula. Uma coleção com obras indispensáveis de autores internacionais que estão a marcar a literatura juvenil contemporânea. Neste livro podemos acompanhar dez histórias de dez adolescentes que se vão debater com questões de género, racismo, insucesso e até o malfadado bullying. Histórias que nos tocam a todos e que fazem parte do nosso quotidiano.
3.º Ciclo – dos 12 aos 15 anos
FLUSH
Virginia Woolf (texto) e Iratxe López Munáin (ilustração)
Editora: Livros do Brasil
Um livro muito especial sobre um cão genial. Flush é um cocker spaniel que consegue sentir e perceber as emoções humanas. Um animal tão importante que a autora, Virginia Woolf, até lhe decidiu escrever a biografia. Esta é uma história inusitada e brilhante, criada por uma das mais importantes escritoras do século XX e que agora nos aparece ilustrado com grande delicadeza e detalhe.
O CORCUNDA DE NOTRE-DAME
Victor Hugo (texto) e GonçaloMAR (ilustração)
Editora: Porto Editora
Na catedral de Notre-Dame, em França, vive um rapaz com uma deformidade, que todos excluem e temem. Numa Paris da Idade Média, cruzam-se gentes de todos os universos e no meio de todos, aquece os corações e desperta paixões a jovem Esmeralda. Esta é a história original de Victor Hugo que deu origem ao filme da Disney que romanceou e rosou uma história dura e emocionante –aqui sem gárgulas falantes e outras criaturas. Este é um clássico fundamental com um texto denso mas de uma enorme riqueza literária.