As sugestões VISÃO Júnior para o mês de maio estão organizadas em três faixas etárias que integram os três ciclos de ensino. São sugestões que pedem uma leitura prévia para que possam mediar e introduzir temas antigos ou novos junto dos jovens leitores.
1.º Ciclo – dos 6 aos 10 anos
NA FILA PARA A ARCA
Antonis Papatheodoulou (texto) e Iris Samartzi (ilustração)
Editora: Kalandraka
Este é uma leitura muito divertida carregada de humor e um enorme mal-entendido. Um livro que conta a história da arca que se prepara para transportar um par de animais de cada espécie num iminente dilúvio! Uma história lendária com um contexto fantástico onde dois ratinhos são as personagens centrais duma epopeia com um desfecho imprevisto. Estar na fila para entrar para qualquer lado pode ser uma verdadeira aventura sobretudo quando somos pequenos, pequeninos.
A GAVETA MÁGICA
António Mota (texto) e Cátia Vidinhas (ilustração)
Edições ASA
Ao longo da nossa vida vamos construindo armários, estantes, gavetas e gavetinhas na nossa memória. Uns têm as gavetas atafulhadas, outros as estantes repletas! Mas todos com muitas histórias para contar. Esta é a história de uma avó que, de repente, fica com a sua gavetinha vazia. Santiago, o neto, surpreso com tal acontecimento apercebe-se que está nas suas mãos usar a sua gavetinha mágica das histórias para ajudar. Um conto encantador de António Mota que ao longo dos anos abriu a sua enorme gaveta mágica para nos dar histórias memoráveis.
2.º Ciclo – dos 10 aos 12 anos
HOMEM-CÃO: POR QUEM A BOLA REBOLA
Dav Pilkey (texto e ilustração)
Editora: Marcador
Este é já o sétimo volume duma coleção hilariante, do mesmo criador de uma personagem icónica da literatura infanto-juvenil: o Capitão Cuecas. O Homem-Cão é, como o próprio nome indica, metade homem, metade cão, com uns superpoderes incríveis, no que diz respeito ao combate ao crime. Neste número, o Homem-Cão confronta-se com os seus medos que o tornam num alvo perfeito para um novo vilão. Uma história cativante e com muito ritmo que irá manter a atenção e despertará a curiosidade dos leitores para uma coleção com bestsellers apontados pelo New York Times.
O FABULOSO LIVRO DAS ROCHAS
Amy Ball e Florence Bullough (texto) e Anna Alanko (ilustração)
Editora: Booksmile
As enciclopédias têm, muitas vezes, a tendência para se aproximarem dos textos que povoam os manuais escolares, mas este é uma boa exceção. Não que isso seja uma coisa má, mas uma leitura diferente, transgressora e divertida, repleta de temas complementares àquilo que se ensina nas escolas tem tudo para alimentar a curiosidade e a vontade de investigar. Este livro sobre rochas é tudo isto e fabuloso. O seu grafismo histriónico e repleto de cor é acompanhado por informações claras e concisas sobre o mundo dos minerais, com ramificações importantes para o mundo dos fósseis, das pedras preciosas e até das rochas que chegam do espaço.
3.º Ciclo – dos 12 aos 15 anos
ROBIN HOOD – PIRATAS, PAINTBALL & ZEBRAS
Robert Muchamore
Porto Editora
Este autor tem vindo a desenvolver uma ampla obra literária no universo dos livros juvenis já há vários anos. Robert Muchamore, um detetive privado que se dedicou à escrita a tempo inteiro, traz-nos mais um volume da coleção Robin Hood. Não, este não é o autor do célebre Robin Wood, mas sim o autor de coleções como «Cherub» e «Henderson’s Boys» que têm sido um fenómeno literário junto dos leitores destas faixas etárias. Neste novo número de Robin Hood, assistimos ao regresso das suas personagens centrais – Robin, Clare e Little John – para mais uma aventura para ler e reler.
O HOMEM QUE PLANTAVA ÁRVORES
Jean Giono (texto) e Ana Sílvia Agostinho (ilustração)
Editora: Alma dos Livros
Esta é uma sugestão importante. Não é um livro longo mas é uma história certeira para os jovens destas idades. Um livro com uma história brilhante lido em todos os cantos do planeta. Nele é-nos contada a história de um homem que, num esforço solitário, transforma o mundo à sua volta num espaço vibrante em termos de natureza e sustentável. Um texto com uma mensagem importante para o mundo em que vivemos, onde a generosidade de uma só pessoa consegue transformar um cantinho deste planeta tão maltratado pelos seus habitantes. Uma história esperançosa e muito pertinente que cativará todos os leitores, jovens ou nem por isso.